Gratuitidade Estudantes

Na sequência do Orçamento de Estado aprovado para 2024, entrará em vigor no dia 1 de janeiro de 2024 a gratuitidade de um título navegante Metropolitano para estudantes entre os 4 e os 23 anos, através dos perfis 4_18 e sub23.  Esta atualização permitirá que todos os estudantes, até aos 23 anos de idade, possam viajar gratuitamente em toda a área metropolitana de Lisboa.

 

O carregamento destes títulos gratuitos para janeiro está disponível nas lojas e Quiosques CARRIS, desde que o titular tenha o perfil 4_18 ou sub23 atualizado no seu cartão navegante personalizado (sem necessidade de entrega de qualquer tipo de documentação adicional, para além do cartão navegante personalizado).

 

Os jovens que já são detentores do cartão navegante personalizado, mas não têm perfil atualizado (4_18 ou sub23), devem dirigir-se a uma das lojas ou quiosques CARRIS para procederem à respetiva atualização, garantindo a entrega da seguinte documentação:

Para o navegante® sub18:

  • Cartão navegante personalizado (*)
  • Documento de Identificação;
  • Número de identificação fiscal (confirmação pela apresentação do documento de identificação/outro documento comprovativo de NIF Português);
  • Indicação dos dados de contacto (morada, e-mail e telemóvel).

 

Para o navegante® sub23, acresce à documentação referida anteriormente, a entrega da declaração de matrícula, emitida pelo estabelecimento de ensino onde o aluno esteja inscrito.

São elegíveis estabelecimentos de ensino\cursos com os seguintes enquadramentos:

  • Básico/ Secundário (estabelecimento de ensino nacional)
  • Profissional – Cursos do catálogo nacional de qualificações da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P. (ANQEP, I.P.) com duração igual ou superior a um ano letivo.
  • Cursos Superiores e Cursos Técnicos Superiores Profissionais – Aprovados pela Direção Geral do Ensino Superior (DGES).

 

Os comprovativos de matrícula de cursos profissionais devem conter obrigatoriamente a menção de que se trata de Cursos do catálogo nacional de qualificações da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P. (ANQEP, I.P.) com duração igual ou superior a um ano letivo. Este documento deve estar validado pela instituição.

 

(*) Se o cliente já tiver cartão navegante personalizado/Lisboa Viva, este perfil é atualizado no cartão do cliente. Caso contrário, pode ser solicitada, nesta fase, a emissão de um novo cartão, com a entrega da habitual requisição de cartão navegante (modalidade normal) ou realizado em loja na vertente “Passe em 15 minutos”, sendo que o custo do mesmo será suportado pelo cliente.

Dos 4 aos 18 anos (inclusive), basta apresentar o cartão de identificação que comprove que a idade é inferior a 19 anos.

Dos 19 aos 23 (inclusive), para além do documento de identificação, é necessário comprovar a frequência escolar através da entrega da declaração de matrícula. Esta condição deverá ser renovada anualmente.

 

Os jovens que ainda não detêm cartão navegante personalizado, devem solicitar a adesão ao cartão pelas vias normais, garantindo a entrega da documentação nos mesmos moldes acima indicados.

 

Relembramos que, apesar de ser um título gratuito, o mesmo deve ser ativado/carregado todos os meses, e deve ser feita a respetiva validação em cada deslocação realizada, para que o título de transporte seja considerado válido e validado.

 

Mais informações: https://www.carris.pt/compre/descontos/