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Perguntas frequentes

Encontre resposta às suas dúvidas sobre viajar na CARRIS. Se não encontrar a informação que necessita, fale connosco.

Títulos de Transporte

Sim. Todos os passageiros com idade superior a 3 anos têm que possuir um título de transporte válido: um cartão Lisboa Viva com perfil Criança, um passe Navegante 12 ou um título ocasional.

Não. A tarifa de bordo é exclusiva para a viagem em que é adquirida.

Uma Tarifa de Bordo é, exclusivamente, adquirida a bordo dos veículos e vendida pelo Tripulante e é apenas válida para essa mesma viagem.

O Título Pré-comprado é um título que é carregado num cartão de suporte (7 Colinas ou VIVA Viagem), antes de qualquer viagem.

Não. Os cartões Viva Viagem/7 Colinas uma vez carregados não permitem anulações.

Poderá solicitar a troca até ao início de validade do título (até ao dia 30 ou 31 do mês anterior). Deverá fazê-lo no local onde foi efetuada a venda (apenas locais com atendimento presencial).

Depois do início de validade do título, não é possível a troca de um Municipal por outro, apenas de um Municipal por um Metropolitano.

Sim. A troca de um Navegante Municipal por um Navegante Metropolitano adquirido no MULTIBANCO só pode ser realizada num gabinete de apoio ao cliente de um operador, até ao dia 25 desse mês.

Estes títulos estão disponíveis para venda desde o dia 26 do mês anterior e até dia 25 do próprio mês.

Não. O NAVEGANTE família não limita o numero de cartões atribuídos a uma determinada família desde que se cumpram as condições obrigatórias, sendo que, no mínimo um agregado é constituído por três elementos. Caso necessite, pode utilizar mais do que um formulário de requerimento.

Para saber como aderir ao Navegante Escola visite a página da Câmara Municipal de Lisboa .

As escolas do ensino básico que estejam interessadas em aderir, podem contactar via email dmm.depm@cm-lisboa.pt.
O público em geral, deverá solicitar mais informações através do endereço naveganteescola@cm-lisboa.pt.

O cartão Navegante Escola permite o acesso gratuito à rede de transportes, identifica o aluno, escola e agrupamento, dá acesso gratuito a diversos equipamentos da EGEAC e a primeira emissão é gratuita.

O cartão Lisboa VIVA tem um custo de emissão, permitindo apenas o acesso à rede de transportes.

Dirija-se a uma Loja CARRIS e solicite uma 2ª via. A 2.ª via e restantes tem um custo associado.

Sim. O cartão Navegante Escola pode estar associado ao agregado familiar aderente ao Passe Navegante Família e carregar o título mensal.

O VIVA Go é uma modalidade que lhe permite viajar em pós-pago, sendo necessário associar o seu cartão Lisboa VIVA a uma conta bancária onde será feito o débito direto.

Para mais informações visite a página Viagens Ocasionais ou o Portal VIVA

Cartão Lisboa VIVA

Se perdeu o cartão num dos nossos veículos, fale connosco aqui

Se não sabe onde perdeu o seu cartão, comunique-nos, de imediato, a perda ou extravio para que seja anulado. Pode solicitar um novo cartão, nas nossas Lojas e Quiosques, pelo preço em vigor, e pedir a transferência do título mensal que tinha carregado.

Sim, a fotografia é obrigatória para renovar o passe, exceto se optar pela serviço Passe em 15 minutos.

Se o seu cartão Lisboa VIVA não funciona, dirija-se a uma Loja CARRIS.

Caso o cartão esteja em perfeito estado de conservação, e dentro do prazo da garantia (2 anos), a substituição é gratuita.

Caso o cartão apresente algum dano resultante de má utilização, o cliente deverá pagar a emissão de um cartão novo.

Não. Apenas precisa dirigir-se a uma Loja CARRIS, apresentar o seu cartão e fazer a alteração de perfil. O cartão deve estar válido e em perfeitas condições.

Faturas

Para pedir a fatura de uma Tarifa de Bordo, preencha o formulário nesta página anexando a imagem da Tarifa de Bordo comprada. A fatura será enviada por e-mail.

Não. O pedido de fatura com NIF tem que ser feito no ato da compra.

Serviços CARRIS

Conheça todas as alternativas na página dedicada ao transporte de pessoas com mobilidade reduzida.

Pode transportar uma bicicleta nas carreiras afetas ao serviço Bike Bus.

Não é permitido transportar trotinetes elétricas nos veículos da CARRIS.

É permitido transportar cães de assistência e animais devidamente acondicionados. Os contentores de transporte devem ser transportáveis como “bagagem de mão” e colocados nos locais reservados para o efeito.

Não é permitido o transporte de animais perigosos ou potencialmente perigosos.

É permitido o transporte de bagagem de dimensão reduzida e nos locais reservados para o efeito, desde que não incomode ou prejudique os outros passageiros ou danifique os veículos. Dimensões máximas (cm): 55 x 40 x 20.

Sinistros

Fale connosco preenchendo o formulário, selecionando a opção de assunto “Sinistros”, indicando: data da ocorrência, local (sentido), descrição da ocorrência, indicação da matrícula dos envolvidos e outras informações relevantes para a análise do mesmo.

Carregamentos no multibanco

O sistema de venda e carregamento via Multibanco é gerido e da responsabilidade da empresa OTLIS. Para mais informações consulte o site https://www.portalviva.pt/ ou contacte através de contacto@portalviva.pt