VERSÃO BETA

Sustentabilidade

Biocombustível
Estratégia sustentável

Acreditamos que a qualidade e responsabilidade social, económica, ambiental e social, são a via para melhorarmos a nossa atividade e contribuirmos para a sustentabilidade do sistema e para o bem-estar social.

Este contributo passa por satisfazermos as necessidades dos clientes e cumprirmos as normas e regulamentos, otimizando os recursos que temos. Com esta estratégia reforçamos o nosso papel ativo na mobilidade sustentável e contribuímos para uma cidade com maior qualidade de vida.

Eletrico de natal
Responsabilidade social

No âmbito da responsabilidade social identificámos aspetos significativos que devemos valorizar no serviço que prestamos.

Falamos, nomeadamente, de eliminar qualquer tipo de descriminação, reduzir o número de acidentes e incidentes de exploração, garantir a segurança na conceção dos equipamentos, e utilizar produtos e equipamentos menos prejudiciais e mais eficientes para a saúde e para o ambiente.

Código de ética

É nosso dever respeitar os direitos humanos, recusar situações que os violem e definir medidas que evitem impactes negativos sobre qualquer pessoa relacionada com o serviço que prestamos, sejam clientes, colaboradores, fornecedores, parceiros e restante comunidade. O Código de Ética reúne as nossas boas práticas neste âmbito.

Princípios estruturantes

A nossa missão foi definida com base em princípios estruturantes, designadamente, no desenvolvimento sustentável e nos valores e compromissos do Pacto Mundial das Nações Unidas. Estes princípios são: Respeitar e proteger os direitos humanos; Ter uma conduta ética; Cumprir a lei e outra regulamentação aplicável à nossa atividade; Respeitar as convenções e declarações reconhecidas internacionalmente; Respeitar as partes interessadas; Ser responsável; Defender e proteger o meio ambiente; Integrar aspetos da responsabilidade social no sistema de gestão integrado; Atuar de forma transparente em todas as relações internas e externas.

Sistema de Gestão Integrado

Para cumprimos a estratégia e objetivos, no âmbito da sustentabilidade e responsabilidade social, e assegurarmos a melhoria contínua da nossa atividade, estabelecemos um Sistema de Gestão Integrado.

Na Política de Gestão, assumimos os nossos compromissos, nas várias vertentes que compõem o sistema, abrangendo todas as áreas funcionais e atividades que desenvolvemos nos Complexos de Miraflores, Santo Amaro e Cabo Ruivo, Estações da Pontinha e Musgueira, na rede de elétricos (incluindo vias, términus e ramais), nos ascensores e elevador e na rede de vendas.

Qualidade

Ambiente

Certificação de carreiras

Certificação - Em 2006, obtivemos a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade segundo a norma NP EN ISO 9001.

Monitorização dos processos - Monitorizamos os processos de acordo com Indicadores de Desempenho (KPI’s), tais como o Índice de Satisfação do Cliente, a Taxa de cumprimento de serviço, a Taxa de Acidentes, a Taxa de Reclamações de Clientes, a Taxa de Avarias dos veículos, a Taxa de Absentismo e a Taxa de Formação.

Vantagens - Com a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, conseguimos integrar a qualidade como um dos nossos valores, melhorar a organização interna e a imagem da empresa, aumentar a motivação/envolvimento dos colaboradores, a eficácia das tarefas e atividades, a produtividade e a oportunidade de aceder a mercados e concursos. Em simultâneo, melhoramos a capacidade de detetar e corrigir falhas, reduzir custos e melhorar os resultados.

Certificação - Em 2008, obtivemos a certificação do Sistema de Gestão Ambiental segundo a norma NP EN ISO 14001:2004.

Boas práticas - Otimizamos o consumo energético e de água das instalações, através de um controlo sistemático. Temos recipientes para recolha seletiva de resíduos, identificados com as boas práticas de separação, nas áreas administrativas e oficinais. Fazemos manutenção periódica dos equipamentos para tratamento de efluentes líquidos (hidrocarbonetos e gorduras), para melhorar a qualidade dos efluentes descarregados. As zonas de abastecimento de combustíveis estão impermeabilizadas. Elaboramos fichas de intervenção e atuação em situações ocasionais ou de emergência. Incluímos critérios e considerações ambientais nos clausulados dos Cadernos de Encargos.

Vantagens - Com a certificação do Sistema de Gestão Ambiental, asseguramos o cumprimento da legislação ambiental e de outros requisitos da organização, protegendo assim o meio ambiente e reduzindo a poluição. Melhoramos o desempenho ambiental, otimizando o consumo dos recursos naturais e reduzindo a deposição de resíduos em aterro e prevenimos acidentes ambientais. Melhoramos a nossa imagem e aumentamos a confiança dos stakeholders.

Certificação - Em 2006, iniciámos o processo de certificação do Sistema de Transporte. As carreiras de autocarros são certificadas segundo a NP 4493, no caso dos elétricos seguimos a NP 4503.

Avaliação do desempenho da CARRIS e da satisfação dos clientes - Com este sistema, monitorizamos o serviço prestado aos nossos clientes e o seu grau de satisfação. Analisamos periodicamente os seguintes indicadores: período de operação; fiabilidade da carreira; duração da viagem; cumprimento do intervalo de passagem; pontualidade; informação e apoio ao cliente; limpeza dos veículos e dos pontos de venda; acidentes e incidentes. Acompanhamos e atualizamos o número de carreiras certificadas. Realizamos inquéritos para avaliar o grau de satisfação dos clientes (Ver resultados dos últimos anos).

Vantagens - Com a certificação do Sistema de Transporte, garantimos o cumprimento dos níveis de qualidade do serviço, fidelizamos e aumentamos o número de clientes, aumentando também a sua satisfação e a imagem da empresa. Evidenciamos, assim, o nosso compromisso em melhorar continuamente o serviço prestado, afirmando o transporte público como elemento-chave para o desenvolvimento sustentável.

Regime de prevenção de acidentes graves

O Complexo de Miraflores encontra-se abrangido pelo nível inferior no âmbito do Decreto-Lei nº 150/2015, de 5 de agosto, sobre o regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas e de limitação das suas consequências para a saúde humana e para o ambiente. Informações de acordo com o Artigo 30º deste regime »»