Em 2022, a Câmara Municipal de Lisboa implementou a Gratuitidade dos transportes públicos em Lisboa.
Esta medida abrange pessoas com idades a partir dos 65 anos.
Em 2022, a Câmara Municipal de Lisboa implementou a Gratuitidade dos transportes públicos em Lisboa.
Esta medida abrange pessoas com idades a partir dos 65 anos.
Esta área é dedicada a quem viaja frequentemente no transporte público.
O cartão de suporte adequado para carregar o seu passe é o Navegante com perfil associado.
Normal |
Circula PT (Escalão B) |
Circula PT (Escalão A) |
Sub 18 Jovens até aos 23 anos |
Antigo Combatente e Viúva(o) |
|
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Navegante Metropolitano (mensal) Válido na Área Metropolitana de Lisboa |
40,00 € |
30,00 € |
20,00 € |
0€ Gratuito |
10,00€ |
Navegante Municipal (mensal) À venda na Carris para os Municípios de Lisboa, Almada, Amadora, Loures, Oeiras e Odivelas. Válido para viajar na Carris nos Municípios de Lisboa, Amadora, Loures, Oeiras e Odivelas. |
30,00 € |
22,50 € |
15,00 € |
0€ Gratuito |
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Navegante +65 (mensal) Válido na Área Metropolitana de Lisboa |
20,00 € |
15,00 € |
10,00 € |
0€ Gratuito * |
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Navegante Família Metropolitano (mensal) Válido na Área Metropolitana de Lisboa |
80,00 € |
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Navegante Família Municipal (mensal) À venda na Carris para os Municípios de Lisboa, Almada, Amadora, Loures, Oeiras e Odivelas Válido para viajar na Carris nos Municípios de Lisboa, Amadora, Loures, Oeiras e Odivelas |
60,00 € |
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Navegante Urbano 3ª Idade/Ref.Pens. (30 dias) Válido nas redes urbana da CARRIS e Metro, dentro do Município de Lisboa, e na CP até Benfica (Linha de Sintra), Belém (Linha de Cascais), e Moscavide (Linha da Azambuja). Não inclui a travessia da Ponte 25 de Abril. a) Navegante Urbano 3ª Idade gratuito para + 65 Anos com domicílio fiscal em Lisboa. |
15,00 € a) |
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Passe Carreiras de Bairro (30 dias) Válido exclusivamente nas Carreiras de Bairro da rede CARRIS |
10,00 € |
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CARRIS/METRO/PARQUE (30 dias) Válido na rede urbana da CARRIS e METRO, nos Parques Docas e Alvalade XXI da Empark,e nos seguintes parques de estacionamento da EMEL: Colégio Militar, Areeiro, Campo Grande e Universidade. |
55,00 € |
* Medida da Gratuitidade da Câmara Municipal de Lisboa, implementada em 2022.
Comprar
Passes mensais
Os passes de validade mensal compram-se para o mês seguinte, apenas a partir do dia 26 do mês anterior. Por exemplo, a compra de um passe Navegante para o mês de junho, apenas pode ser realizada a partir do dia 26 de maio e até 25 de junho.
Passes de 30 dias
Podem ser comprados em qualquer altura do mês.
Trocar e devolver
Passes Navegante
São aceites anulações antes do início do mês a que respeitam. Após esta data, só são permitidas trocas de um passe Navegante Municipal por um passe Navegante Metropolitano, com valor igual ou superior, até ao dia 25 do mês a que respeita o passe. Estas operações só são possíveis de concretizar pelo operador de transporte público que fez a venda original. Na Carris apenas é possível nas Lojas do Arco Cego, do Saldanha ou de Santo Amaro. Em relação às vendas realizadas no âmbito do Sistema VIVA (ATM/Multibanco, Portal VIVA, rede de agentes Payshop, Kiosk VIVA e outros que venham a ser posteriormente implementados) estas trocas podem ser efetuadas nas Lojas da Carris.
Não são possíveis trocas entre passes municipais.
As operações de devolução/troca só podem ser feitas contra a entrega da fatura.
Passes Navegante Família
São aceites anulações caso nenhum dos cartões do agregado tenha ainda sido carregado.
Esta anulação só é possível de concretizar na rede de Lojas CARRIS (Arco Cego, Saldanha ou Santo Amaro) e pelo Operador que fez a venda original.
As operações de anulação só podem ser feitas contra a entrega da fatura.
Passes com Validade de 30 dias
Antes do início da validade a devolução é efetuada com o reembolso da totalidade do valor do passe. Após o primeiro dia de validade apenas são efetuadas devoluções do valor do passe deduzido de uma taxa no valor de 12,5% por cada dia de validade decorrido.
Eventuais comissões pagas no Multibanco não serão objeto de devolução ao cliente.
Estas operações de troca/anulação só são possíveis de concretizar na rede de Lojas CARRIS (Arco Cego, Saldanha ou Santo Amaro) e pelo Operador que fez a venda original, com exceção das vendas realizadas no âmbito do Sistema VIVA (Multibanco, Portal VIVA, rede de agentes Payshop, Kiosk VIVA e outros que venham a ser posteriormente implementados).
As operações de devolução/troca só podem ser feitas contra a entrega da fatura.
Validade temporal e geográfica
Navegante Municipal
Passe mensal fixo, válido para a totalidade do mês para o qual é adquirido.
Válido em todos os serviços de transporte público regular dentro do limite geográfico de 1 município selecionado, de entre os 18 municípios da área metropolitana de Lisboa.
A validade dos passes municipais na CARRIS limita-se aos municípios de Lisboa, Amadora, Loures, Odivelas e Oeiras, mas deve ser consultada por carreira consoante o percurso.
Navegante Metropolitano
Passe mensal fixo, válido para a totalidade do mês para o qual é adquirido.
Válido em todos os serviços de transporte público regular nos 18 municípios da área metropolitana de Lisboa. É válido em todas as paragens e carreiras da rede da Carris.
Navegante Urbano (30 dias) - Vertente 3.ª idade ou Reformado/Pensionista
Passe para maiores e 65 anos ou reformados e pensionistas (com rendimento mensal do agregado familiar igual ou inferior ao salário mínimo nacional), válido na rede urbana da CARRIS e do Metro e nos percursos urbanos de Lisboa da CP, incluindo as estações de Benfica, Belém e Moscavide, durante 30 dias consecutivos contados a partir da data do carregamento.
Passe Carreiras de Bairro
Passe válido nas Carreiras de Bairro da CARRIS, durante 30 dias consecutivos contados a partir da data do carregamento.
Passe Estacionamento
O passe CARRIS + Metro + Parque é um passe integrado que permite utilizar a rede CARRIS, a rede Metro e estacionar nos parques da EMEL e EMPARK existentes para o efeito.
A quem se destina
Destina-se a utilizadores de parques de estacionamento e de transportes públicos na cidade de Lisboa.
Todos os utilizadores têm que ser portadores do cartão Navegante.
Para adquirir o seu passe com parque de estacionamento, deverá:
Parques de estacionamento
EMEL: Colégio Militar / Sete Rios / Álvaro Pais / Biblioteca / Universidade / Campo Grande / Areeiro
+ info: https://www.emel.pt/
EMPARK: Docas / Alvalade XXI + info: https://www.empark.com/pt/pt/
Outros passes combinados válidos na CARRIS
O cartão e perfis
O Navegante é um cartão eletrónico, pessoal e intransmissível, aceite por todos os Operadores de Transporte da Região de Lisboa. Só pode ser utilizado pelo Titular.
Permite carregar passes, zapping e viajar em pós-pago VIVA Go (associar a conta Bancária).
Permite carregar até 4 títulos de transporte diferentes num só cartão, sejam passes e/ou zapping.
O cartão Navegante é sempre associado a uma modalidade a que chamamos perfil.
Perfil Normal: sem desconto associado, para clientes que não se enquadrem nas restantes modalidades do Cartão Navegante.
Perfil com Desconto: Jovens até aos 23 anos, +65 anos, Reformado/Pensionista e Circula PT.
Como requisitar ou renovar
O cartão Navegante pode ser requisitado nas Lojas e Quiosques CARRIS, em qualquer Operador de Transportes da Região de Lisboa ou online no Portal VIVA.
Pretende preencher antecipadamente a requisição? Faça aqui o download >>
Tipo de pedido |
Locais |
Prazo de entrega |
Custo (Normal, 3ª idade, Ref/Pens, Circula PT) |
Custo Jovem até 23 anos (Sub 18 e Sub 23) |
Documentação exigida |
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Em 15 minutos |
Lojas e Quiosques CARRIS |
15 minutos |
12 € |
6 € |
Cartão de cidadão válido (dispensa a entrega de fotografia). Caso não disponha de cartão de cidadão válido, poderá apresentar BI/passaporte/Autorização de residência e, nesse caso, deverá entregar fotografia recente a cores (tipo passe) |
Em 1 dia útil |
Lojas e Quiosques CARRIS |
1 dia útil |
12 € |
6 € |
Requisição devidamente preenchida + cartão do cidadão/BI/passaporte/Autorização de residência + fotografia recente a cores (tipo passe) |
Em 10 dias úteis |
Lojas e Quiosques CARRIS |
10 dias úteis |
7 € |
3,5 € |
Requisição devidamente preenchida + cartão do cidadão/BI/passaporte/Autorização de residência + fotografia recente a cores (tipo passe) |
Nota: A requisição do Cartão Navegante feita por refugiados ucranianos deverá ser efetuada em conjunto com a apresentação do Pedido de Proteção Temporária, emitido pelo SEF, e acompanhado pelo documento de identificação do país de origem (com fotografia identificativa).
Validade
O cartão Navegante personalizado é válido até ao fim do período indicado no próprio cartão.
O cartão Navegante personalizado apresenta prazos de validade diferenciados, variando entre os 4 e os 6,5 anos após a emissão, conforme o tipo de cliente/perfil de cartão.
A partir de maio 2024, com a revisão das condições gerais, o prazo de validade do Cartão é de 5 anos, contado da data de emissão do Cartão.
A data de validade está identificada no próprio Cartão, não podendo ser efetuado qualquer carregamento de títulos de transporte ou aquisição de serviço após o último dia do mês de validade nele mencionado.
Ainda que não seja possível efetuar carregamentos ou adquirir serviços após o termo do prazo de validade do Cartão, o Titular poderá utilizar qualquer título e/ou serviço previamente adquirido, durante o mês seguinte ao prazo de validade do cartão.
No caso de cartões associados às modalidades sub18 e sub23, a data de expiração do cartão depende da idade do Cliente. A validade será entre 4 anos (mínimo) e a data em que o Cliente perfaz 19 ou 24 anos, respetivamente. Se o Cliente, no momento em que pede o cartão, tiver a menos de 4 anos da idade máxima para o perfil, então o cartão ficará com menos de 4 anos de validade.
O cartão deve ser renovado antes da expiração do prazo de validade, devendo o titular requerer antecipadamente a emissão de um novo cartão.
Garantia
O cartão Navegante tem um prazo de garantia de 2 anos (no caso de cartões emitidos antes de 1 de janeiro de 2022) ou de 3 anos (no caso de cartões emitidos a partir de 1 janeiro de 2022).
Se, durante este período, deixar de funcionar por avaria e não apresentar nenhum dano visível, a troca do mesmo é gratuita.
Fora deste período, ou se apresentar dano que seja resultante de uma ação do cliente, o custo do novo cartão será suportado pelo mesmo.
Assistência Pós Venda
Se o cartão deixar de funcionar:
A substituição destes cartões é efetuada de acordo com as seguintes regras:
Durante o período em que o cartão se encontra em produção, para poder continuar a utilizar os transportes, quando da entrega do pedido de 2ª via do cartão, é entregue um cartão provisório, denominado Guia de Substituição, válido pelo mesmo período do título que se encontrava carregado no cartão que deixou de funcionar. Este processo é possível, nas Lojas CARRIS, qualquer que tenha sido o local de aquisição do título ou, na rede de Quiosques CARRIS, para títulos adquiridos apenas na CARRIS.
Perda, extravio e cuidados a ter
Perda ou extravio
Devem ser comunicados logo que possível ao operador que emitiu o cartão, para que o mesmo seja anulado, evitando a sua utilização por terceiro.
No caso da CARRIS, essa comunicação deverá ser feita presencialmente numa das nossas lojas, por forma a garantir a sua identidade.
Deverá solicitar um novo cartão, nas nossas Lojas e Quiosques, pelo preço em vigor, e pedir a transferência do título mensal que tinha carregado.
Caso o seu cartão tenha associada a modalidade Viva GO, deverá igualmente, contactar a linha de Atendimento da SIBS 808 20 12 51 OU 217 918 780 para que o cartão seja inserido em lista negra, não permitindo a validação da viagem na modalidade de pagamento VIVA Go.
Cuidados a ter com o seu cartão
O bom estado de conservação é essencial para o seu cartão Navegante funcionar bem, permitindo uma boa leitura dos títulos carregados. Para isso, cuide bem dele: