Nota Informativa
Decorrido um mês desde o trágico acidente do Ascensor da Glória, a CARRIS dá nota das principais medidas desencadeadas, quer com vista ao apoio às vítimas, quer ao apuramento das causas do acidente.
1. APOIO ÀS VÍTIMAS E SEUS FAMILIARES
A prioridade da CARRIS, desde o primeiro momento, foi prestar todo o apoio às vítimas e seus familiares, através do seu Gabinete de Apoio Social e em estreita articulação com a Câmara Municipal de Lisboa e com a Seguradora Fidelidade, ao abrigo do seguro da CARRIS.
APOIO A VÍTIMAS INTERNAS
I. Família do Guarda-freio André Marques:
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- Acompanhamento e apoio psicológico à Família do André Marques, bem como apoio material, financeiro e logístico, nomeadamente, com os preparativos e despesas inerentes ao funeral.
- Está em curso a atribuição de bolsa escolar aos filhos do André Marques.
II. Guarda-freio que estava ao serviço na cabine 2:
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- Apoio psicológico e presencial, desde o dia do acidente.
III. Trabalhadores da Estação de Santo Amaro:
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- Apoio psicológico à comunidade de Trabalhadores da Estação de Santo Amaro.
APOIO A VÍTIMAS EXTERNAS
I. Vítimas Mortais
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- Através da seguradora da CARRIS, procedeu-se à transladação e serviços fúnebres, nos respetivos países, de seis das vítimas estrangeiras.
- Quanto às restantes cinco vítimas estrangeiras, apesar das famílias terem optado por tratar dos procedimentos, está em curso o processo de reembolso por parte da seguradora.
- As cinco vítimas mortais portuguesas estão abrangidas por Acidentes de Trabalho, pelo que a seguradora da CARRIS irá saldar os pagamentos entre seguradoras.
II. Feridos Graves
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- Relativamente aos feridos graves, de várias nacionalidades, através de diligências da seguradora da CARRIS, foi efetuado o repatriamento para hospitais nos seus países de origem.
- A seguradora da CARRIS está a assumir todas as despesas do sinistro, acompanhamento médico e apoio psicológico.
III. Feridos Ligeiros
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- A seguradora da CARRIS mantém também contacto com feridos menos graves para ir recolhendo informações sobre as lesões, dados socioeconómicos e necessidades urgentes.
IV. Em Acidentes de Trabalho
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- Foi disponibilizado apoio psicológico, sendo que a CARRIS continua totalmente disponível para prestar esse apoio, seja nos casos que estão a ser acompanhados por Acidentes de Trabalho, seja nos restantes casos.
2. ABERTURA DE INQUÉRITOS
- No âmbito dos dois inquéritos promovidos por entidades externas, nomeadamente o GPIAAF e o Ministério Público, a CARRIS tem vindo a prestar todas as informações no sentido de colaborar ativamente para o apuramento das causas do acidente.
- Adicionalmente, a CARRIS está a promover, quer um inquérito interno, quer uma auditoria externa efetuada por uma entidade independente, com vista ao apuramento dessas mesmas causas.
3. INSPEÇÃO EXTERNA AOS ASCENSORES E ELEVADOR
- Desde a data do acidente estão encerrados os Ascensores da Bica e do Lavra, bem como o Elevador de Santa Justa.
- A inspeção destes equipamentos está a ser efetuada por uma entidade externa certificada e independente.
- Uma vez concluídas as inspeções, os relatórios serão submetidos, para validação, à Comissão de Avaliação para a Reabertura dos Elevadores e Ascensores da Cidade de Lisboa, criada pela Câmara Municipal de Lisboa, constituída por peritos nomeados pelo LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil), o IST (Instituto Superior Técnico) e a Ordem dos Engenheiros. Após essa validação, será determinado o momento de reinício de operação destes equipamentos.
4. SERVIÇOS DE SUBSTITUIÇÃO
- Foi lançada a carreira 51E Glória/circulação Largo do Carmo, em alternativa ao Ascensor da Glória.
- Foi ajustado o percurso e paragens da Carreira de Bairro 19B Campo Mártires da Pátria/circulação São Bento, em alternativa ao Ascensor do Lavra.
- Em alternativa ao Ascensor da Bica, existe a Carreira de Bairro 22B Cais do Sodré/circulação Príncipe Real
No dia 18 de setembro, o elétrico articulado 601 passou a circular pelas ruas de Lisboa com o nome do André Marques, numa homenagem da Companhia ao seu Guarda-freio.
Data de publicação: 2 de outubro de 2025