Fiscalização de Corredores BUS
Em cerca de seis meses registaram-se mais de 3.000 infrações, que resultaram em advertências, multas e ativação de reboques. Esta medida arrancou em setembro do ano passado, numa parceria com a Polícia Municipal.
Em pouco mais de seis meses, a CARRIS registou mais de 3.000 infrações por utilização indevida das paragens e dos corredores BUS, numa fiscalização que resultou em advertências, multas e reboques.
Esta medida, que arrancou em setembro do ano passado, numa parecia com a Polícia Municipal, tem como intuito melhorar a circulação dos autocarros e elétricos na cidade de Lisboa e aumentar a sua velocidade comercial.
Foi implementado um conjunto de medidas, destacando-se a fiscalização à utilização indevida das paragens e dos corredores BUS.

1.591 advertências, 1.441 multas e 28 casos de ativação de reboques
Este projeto começou pela sensibilização dos condutores, pelo que o maior número de infrações resultou em advertências, tendo-se registado, no total, 1.591 advertências, 1.441 multas e 28 casos de ativação de reboques.
O serviço de fiscalização nas paragens e nos corredores BUS é uma das etapas do plano para libertar, cada vez mais, as vias de circulação dedicadas ao transporte público, contribuindo, assim, para a melhoria da circulação dos autocarros e elétricos e para a mobilidade na cidade de Lisboa.
A melhoria do serviço de transporte público é uma prioridade para a Cidade e, por esse motivo, está previsto o alargamento deste serviço através de ações conjuntas com a EMEL e, numa fase posterior, com agentes da CARRIS. Atualmente, as sanções aos infratores são aplicadas pelas forças de segurança.

Novos corredores BUS, prioridade semafórica e câmaras nos veículos
Em articulação com a Câmara Municipal de Lisboa, está ainda a ser implementado um conjunto de outras ações que passam, nomeadamente, pela criação de novos corredores BUS e pela implementação de prioridade semafórica nos cruzamentos mais relevantes.
Além destas atividades, no quadro da participação da CARRIS no Projeto Europeu UPPER, a empresa está também a testar a utilização de câmaras nos seus veículos, para detetar automaticamente infrações de tráfego com impacto na circulação dos autocarros e elétricos.
Data de publicação: 20 de maio de 2025.