VERSÃO BETA

CARRIS participa no Shift2MaaS

Um projeto-piloto de mobilidade

Num ambiente de movimentação rápida, o acesso a informação e compra de viagens, torna-se essencial para incrementar a escolha do uso de transportes públicos em detrimento do transporte individual.

 

Neste sentido, a CARRIS, um dos principais players da mobilidade na cidade de Lisboa, é parceira do projeto Europeu Shift2MaaS, que visa superar as barreiras técnicas e não técnicas para a adoção de novas plataformas de mobilidade integrada.

O que é o Shift2MaaS

Com a adoção de tecnologias desenvolvidas no Programa de Inovação 4 (IP4) da Shift2Rail, no âmbito da Mobilidade como Serviço (MaaS), o Shift2MaaS está focado na mobilidade compartilhada e na experiência contínua do passageiro.

 

A APP Shift2Rail Travel Companion, desenvolvida neste âmbito, tem como objetivo que qualquer passageiro possa pesquisar viagens, horários e comprar títulos de transporte para viajar em transportes interurbanos (ex. comboio), urbanos (ex. autocarro e elétrico) e também em soluções de mobilidade partilhada (ex. bicicletas). Permite, entre outras experiências:

  • Planear viagens com os horários e operadores mais convenientes;
  • Optar por passes mensais ou pacotes à medida;
  • Comprar títulos de transporte e validá-los com o telemóvel;
  • Ver a localização e paragens dos operadores em tempo real.
Realização de testes

De forma a experimentar, em terreno, a APP desenvolvida neste projeto-piloto, foram realizados testes que pretendem incluir, por um lado, a perspetiva dos clientes e, por outro, a perspetiva dos operadores.

 

Do ponto de vista dos clientes, é fundamental perceber a experiência e facilidade de uso e acesso aos serviços dos vários operadores. Do ponto de vista dos operadores, importa perceber como é que estes podem partilhar informação, aceder aos dados dos seus serviços, editar os seus serviços ou ‘pacotes’, entre outros.

 

Testar uma APP, como esta, permite criar e ajustar os pacotes de mobilidade oferecidos à realidade e necessidade dos passageiros.  

Este projeto-piloto, realizado em três cidades europeias, é acolhido em Lisboa pela, CARRIS, EMEL e Fertagus, através da articulação entre sistemas e realização de testes à APP.

Financiamento do Projeto:

Este projeto é financiado pelo Shift2Rail Joint Undertaking, sob a política da União Europeia "Horizonte Europa: desenvolver a inovação e a investigação na EU” n.º 826252.

Data de publicação: 15/03/2021