Viagens frequentes

Se é um utilizador frequente da CARRIS, saiba quais os passes, cartões de suporte e preços mais adequados ao seu perfil.

Em que operadores é válido o Navegante Metropolitano? 

O Navegante Metropolitano pode ser utilizado em todas as empresas de serviço público de transporte regular de passageiros da área metropolitana de Lisboa, em serviços de transporte dentro da área metropolitana, com exceção de serviços inter-regionais ou de caráter não regular: 
  • CP – Comboios de Portugal, E.P.E. (CP)
  • Fertagus – Travessia do Tejo, Transportes S.A. (Fertagus), incluindo os serviços rodoviários da Sulfertagus
  • Metropolitano de Lisboa, E.P.E. (ML)
  • MTS – Metro Transportes do Sul, S.A. (MTS)
  • SOFLUSA – Sociedade Fluvial de. Transportes, S.A. (Soflusa)
  • Transtejo – Transportes do Tejo, S.A.  (Transtejo)
  • Carris – Companhia Carris de Ferro de Lisboa, E.M.E., S.A. (Carris)
  • Cascais Próxima, Empresa Municipal, S.A. (Mobi)
  • Serviços Municipalizados de Transportes Coletivos do Barreiro (TCB), 
  • Barraqueiro Transportes, S.A. (BT), incluindo parte das marcas Mafrense e Boa Viagem 
  • Henrique Leonardo Mota, Lda. (HLM)
  • Isidoro Duarte, S.A. (ID);
  • JJ-Santo António – Transporte Rodoviário de Passageiros, Unipessoal, Lda. (JJSA)
  • Rodoviária de Lisboa, S.A. (RL)
  • Scotturb – Transportes Urbanos, Lda. (Scotturb)
  • TST – Transportes Sul do Tejo, S.A. (TST), incluindo serviços da SulFertagus
  • Vimeca Transportes – Viação Mecânica de Carnaxide, Lda. (Vimeca). 

Sem prejuízo da publicitação e divulgação de listagem mais detalhada, bem como da possível atualização da presente lista em virtude, designadamente, da resolução de restrições tecnológicas ou de acordos que venham, entretanto, a ser celebrados com outras autoridades de transportes.


Em que serviços não é válido o Navegante Metropolitano?

Não é ser possível utilizar o Navegante Metropolitano nos serviços de longa e média distância, designadamente:

Nos serviços de transporte rodoviário, nos serviços expresso e de alta qualidade, nos serviços inter-regionais, exceto se mencionados especificamente ou em caso de acordo com as autoridades de transportes intermunicipais confinantes, no serviço público de transporte de passageiros flexível explorado ao abrigo do Decreto-Lei nº 60/2016, de 8 de setembro, nos serviços de caráter histórico e de âmbito turístico, nos circuitos especiais de transporte escolar, e nos serviços de transporte ocasionais e regulares especializados na aceção do RJSPTP, bem como nos serviços explorados diretamente pelos municípios ou com base em contratos celebrados pelos municípios com os operadores, exceto se acordo em contrário com a AML,

Nos serviços ferroviários, estão excluídos os serviços de longa e média distância, do tipo internacional, Alfa Pendular, Intercidades e Inter-regionais.


Que passes Navegante Municipal existem? 

Navegante Alcochete; Navegante Almada; Navegante Amadora; Navegante Barreiro; Navegante Cascais; Navegante Lisboa; Navegante Loures; Navegante Mafra; Navegante Moita; Navegante Montijo; Navegante Odivelas; Navegante Oeiras; Navegante Palmela; Navegante Seixal; Navegante Sesimbra; Navegante Setúbal; Navegante Sintra; Navegante Vila Franca de Xira.


Validade geográfica do Navegante Municipal

Consulte aqui a informação referente à validade geográfica dos passes Navegante Municipal vendidos na rede CARRIS: Almada, Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas e Oeiras.

Para conhecer as validades geográficas de cada município consulte diretamente os respetivos Operadores que nele operam.

Qual a validade temporal do passe Navegante?

Os passes Navegante são passes de mês fixo, isto é, são válidos do primeiro ao último dia do mês para o qual foram adquiridos.

Podem ser adquiridos a partir do dia 26 do mês anterior àquele em que irá vigorar.

Não sou residente na AML. Posso adquirir os novos passes? 

Sim, o novo passe Navegante Metropolitano ou Municipal não têm qualquer restrição de zona de residência, apenas tem que ser titular do cartão Lisboa VIVA.

Sou emigrante. Posso adquirir os novos passes? 

Sim, para o passe Navegante Metropolitano ou Municipal não estão previstos quaisquer condicionantes de residência sua obtenção.

Enganei-me a carregar o passe. Como faço? 

Se carregou um passe Navegante Municipal e pretende o Navegante Metropolitano, pode fazer um upgrade até ao dia 25 do mês para o qual o título é válido, pagando a diferença.

Este upgrade só poderá ser feito no atendimento presencial do operador onde foi realizada a aquisição do primeiro passe.

Se carregou um passe Navegante para um mês em que não vai utilizar, pode pedir a anulação desse passe, apenas e quando a validade do título ainda não tiver iniciado, ou seja, antes do dia 1 desse mês.

Se carregou um passe Navegante Municipal de um município, mas pretende utilizar outro, não é possível trocar. Pode, no entanto, pedir a anulação do passe, apenas e quando a validade do título ainda não tiver iniciado, ou seja, antes do dia 1 desse mês. Depois da anulação poderá carregar o passe do município pretendido.

Não é possível efetuar a alteração do passe Navegante Metropolitano para o passe Navegante Municipal, contudo se o período de utilização do passe ainda não tiver iniciado (dia 1 do mês para que foi carregado) pode pedir a anulação do carregamento.

Na rede de vendas CARRIS, a anulação de títulos só é possível nas lojas.

Quando tenho de validar o passe Navegante? 

É Obrigatório validar o seu passe sempre que inicia a sua viagem, ao abrigo da legislação em vigor, os passes mensais têm que ser validados antes do início de cada viagem, o que se aplica também a estes novos passes.
 
Como posso obter mais informações sobre os passes Navegante? 

Sugerimos que acompanhe a atualização da informação disponível no site www.aml.pt e nas redes sociais da Área Metropolitana de Lisboa, ou junto dos operadores de serviço público de transporte.