Sustentabilidade

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O Desenvolvimento Sustentável é, cada vez mais, uma preocupação transversal nas sociedades modernas, devendo orientar não só a atividade empresarial, mas a de cada um de nós em particular.

A CARRIS entende que a Qualidade e a Responsabilidade Social Empresarial, nas vertentes Económica, Ambiental e Social, são as vias para a melhoria contínua da sua atividade, bem como um contributo para a Sustentabilidade e para o bem-estar social. Este contributo passa, prioritariamente, pela satisfação das exigências dos Clientes e das normas estatutárias e regulamentares, otimizando de forma adequada os recursos disponíveis.

É assente nesta estratégia que a CARRIS reforça o seu papel ativo para a mobilidade sustentável na Área Metropolitana de Lisboa, contribuindo para uma cidade menos congestionada e com mais qualidade de vida.

  Valores CARRIS 

Excelência (clique para abrir)

Assente especialmente num desempenho eficiente e na prestação de um serviço de transporte cómodo e regular.

Qualidade (clique para abrir)

Oferta de um serviço que satisfaça as necessidades e expetativas dos Clientes, contribuindo para uma mobilidade sustentável.

Inovação (clique para abrir)

Procura e partilha permanente de novas soluções para responder aos desafios diários no âmbito dos transportes, valorizando o espírito inovador e a iniciativa individual na definição de novos métodos de trabalho, abordagens e metodologias potenciadoras da produtividade.

Rigor (clique para abrir)

Desempenho eficaz com elevados níveis de profissionalismo e de competência, assumindo a responsabilidade das decisões, a nível individual e organizacional e cumprindo os compromissos com os Clientes, Colaboradores e outras Partes Interessadas.

Sustentabilidade (clique para abrir)

Contributo para a mobilidade sustentável, desenvolvendo a atividade sem comprometer o futuro e melhorando continuamente o serviço, respeitando a sociedade e o ambiente, privilegiando ainda a sua sustentabilidade económica.

  Princípios CARRIS 

  • Respeito e proteção dos direitos humanos;
  • Conduta ética;
  • Cumprimento da lei e outra regulamentação aplicável à nossa atividade;
  • Respeito pelas Convenções e declarações reconhecidas internacionalmente;
  • Respeito pelas partes interessadas;
  • Responsabilização;
  • Responsabilidade na defesa e protecção do meio ambiente;
  • Integrar os aspetos da responsabilidade social no sistema de gestão integrado;
  • Atuar com transparência em todas as relações internas e externas.

     
  •   Partes Interessadas Significativas 

    As partes interessadas indicadas correspondem às partes interessadas significativas.

       Aspetos significativos da Responsabilidade Social da CARRIS 

    • Discriminação
    • Acidentes/incidentes de exploração
    • Aspetos de segurança na conceção de equipamentos
    • Utilização de produtos e equipamentos menos prejudiciais e mais eficientes para a saúde e o ambiente

      Sistema de Gestão Integrado 

    Decorrente da estratégia definida, assente nos vértices eficiência, qualidade e mercado, a CARRIS tem vindo, desde 2005, a implementar formalmente um conjunto de sistemas de gestão, nomeadamente na área da qualidade e do ambiente. 
    Os princípios gerais do Sistema de Gestão Integrado (SGI) encontram-se descritos nos princípios da Política de Gestão.

    O SGI tem como âmbito o serviço de transporte público urbano de superfície de passageiros, em modo autocarro e elétrico. 
    Este inclui todas as áreas funcionais e atividades concretizadas pela CARRIS, desenvolvidas, nomeadamente nos seguintes locais:
    - Complexo de Miraflores;
    - Estação da Pontinha;
    - Estação da Musgueira;
    - Complexo de Santo Amaro;
    - Complexo de Cabo Ruivo;
    - Rede de elétrico constituída pela via, términos e ramais;
    - Ascensores e elevadores;
    - Rede de Vendas.

    QUALIDADE

    A certificação de acordo com a NP EN ISO 9001, obtida em janeiro de 2006, comprova a organização interna da empresa e a sua aplicação na relação com os clientes. A implementação e certificação do Sistema de Gestão da Qualidade segundo a ISO 9001, tem como base de partida princípios fundamentais de gestão e uma abordagem por processos.

    Como é feita a monitorização e medição dos processos? (clique para abrir)

    Realizada em função de Indicadores de Desempenho (KPI’s), de que se indicam como exemplo, o Índice de Satisfação do Cliente, a Taxa de cumprimento de serviço, a Taxa de Acidentes, a Taxa de Reclamações de Clientes, a Taxa de Avarias dos veículos, a Taxa de Absentismo e a Taxa de Formação.

    Quais as vantagens da certificação do SGQ, para a CARRIS? (clique para abrir)

    • Melhoria a organização interna
    • Aumento da motivação/envolvimento dos colaboradores
    • Aumento da eficácia das tarefas/atividades
    • Aumento da detecção e correcção de falhas
    • Redução de custos/melhoraria resultados
    • Aumento da produtividade
    • Aumento do acesso a determinados mercados e concursos
    • Integração da Qualidade na cultura da Empresa
    • Melhoria da imagem da Empresa

     
    AMBIENTE

    A certificação de acordo com a NP EN ISO 14001, obtida em Abril de 2008, demonstra que a atividade desenvolvida assenta no controlo e minimização dos aspetos que possam interagir negativamente com o meio ambiente, bem como que visa o cumprimento de todos os requisitos legais.

    Práticas existentes (clique para abrir)

  • Otimização do consumo energético e de água das instalações, através de um controlo sistemático;
  • Disponibilização, nas áreas administrativas e oficinais, de recipientes próprios para recolha seletiva de resíduos, identificados com etiquetas que definem a boa prática de separação;
  • Manutenção periódica dos equipamentos para tratamento de efluentes líquidos (hidrocarbonetos e gorduras) das instalações, para melhorar a qualidade dos efluentes descarregados;
  • Impermeabilização de zonas de abastecimento de combustíveis;
  • Elaboração de fichas de intervenção e atuação em situações ocasionais ou de emergência;
  • Inclusão de critérios e considerações ambientais nos clausulados dos Cadernos de Encargos
  • Vantagens (clique para abrir)

  • Assegurar o cumprimento da legislação ambiental e de outros requisitos da organização, protegendo assim o meio ambiente e reduzindo a poluição;
  • Melhorar o desempenho ambiental, otimizando o consumo dos recursos naturais e reduzindo a deposição de resíduos em aterro;
  • Prevenir os acidentes ambientais;
  • Melhorar a imagem da Empresa;
  • Aumentar a confiança dos Stake Holders.

  • CERTIFICAÇÃO DE LINHAS / CARREIRAS
    A CARRIS apostou igualmente na certificação das suas linhas (carreiras), tendo 46 linhas de autocarro certificadas segundo a Norma NP 4493 e 1 linha de elétrico certificada segundo a Norma NP 4503. Neste momento é o único operador de transporte público de passageiros a ter linhas de autocarros e elétricos certificadas.

    Enquanto a certificação do SGI representa a certificação da organização interna da Empresa e a sua aplicação na relação com os seus Clientes e restantes partes interessadas – é uma certificação dos “meios”, a certificação das linhas representa a certificação do que é diretamente fornecido aos Clientes, ou seja o serviço – é uma certificação dos “resultados”.

    Avaliação do desempenho da CARRIS e da satisfação dos clientes (clique para abrir)

    1. Medição de Desempenho através da análise periódica de indicadores:
      • Período de operação;
      • Fiabilidade da linha;
      • Duração de viagem;
      • Cumprimento do intervalo de passagem;
      • Pontualidade;
      • Informação e apoio a Cliente;
      • Limpeza dos veículos e dos pontos de venda;
      • Acidentes;
      • Incidentes;


    2. Medição da Satisfação através do inquérito anual de satisfação dos Clientes (ISC).
    Nota: Em 2015, devido a questões decorrentes de alterações orgânicas na CARRIS, não foi possível realizar, em tempo, o inquérito anual com vista à determinação do índice de Satisfação do Cliente.

     

    Listagem de Linhas Certificadas (clique para abrir)

     

    1.ª Fase
    fevereiro 2006
    2.ª Fase
    maio 2007
    3.ª Fase
    agosto 2008
    4.ª Fase
    julho 2009
    5.ª Fase
    outubro 2010
    6.ª Fase
    março 2012
    15E | Praça da Figueira-Algés705 | Estação Oriente-Estação Roma-Areeiro 701 | Campo Grande-Metro-Campo Ourique702 | Marquês de Pombal-Serafina 735 | Cais do Sodré-Hospital Santa Maria703 | Charneca-Bairro Stª Cruz
    756 | Olaias-Praça Industrias716 | Alameda D. Afonso Henriques-Benfica706 | Cais do Sodré-Estação Santa Apolónia709 | Restauradores-Campo Ourique753 | Praça José Fontana-Centro Sul736 | Cais do Sodré-Odivelas
    760 | Gomes Freire-Cemitério Ajuda718 | ISEL-Alameda D. Afonso Henriques711 | Praça Comércio-Alto Damaia712 | Estação Santa Apolónia-Alcântara Mar 758 | Cais do Sodré-Portas Benfica754 | Campo Pequeno-Alfragide
    783 | Amoreiras-Portela-Prior velho723 | Alcântara-Algés713 | Alameda D. Afonso Henriques-Estação Campolide732 | Marquês Pombal-Caselas799 | Colégio Militar-Alfragide Norte           --
    --724 | Alcântara-Pontinha714 | Praça Figueira-Outurela744 | Marquês Pombal-Moscavide         --          --
    --726 | Sapadores-Pontinha Centro720 | Picheleira-Calvário767 | Campo Mártires da Pátria-Reboleira-Metro----
    --729 | Bairro Padre Cruz-Algés722 | Praça Londres-Portela778 | Campo Grande-Metro-Paço Lumiar----
    --738 | Quinta Barros-Alto Santo Amaro727 | Estação Roma-Areeiro-Restelo798 | Campo Grande-Metro-Galinheiras----
    --747 | Campo Grande-Metro-Pontinha-Metro749 | ISEL-Estação Entrecampos------
    --751 | Estação Campolide-Linda-a-Velha764 | Cidade Universitária-Damaia Cima------
    --755 | Poço Bispo-Sete Rios765 | Colégio Militar-Metro-Benfica-Cemitério------
    --759 | Restauradores-Estação Oriente768 | Cidade Universitária-Quinta Alcoutins------
    --776 | Algés-Cruz Quebrada782 | Cais do Sodré-Moscavide------
    --781 | Cais do Sodre-Prior Velho--------


    Qual a vantagem das linhas certificadas? (clique para abrir)

    • Garantia de cumprimento dos níveis de qualidade do serviço
    • Melhoria da imagem da empresa
    • Aumento da taxa de satisfação dos Clientes
    • Fidelização e aumento do número de Clientes
    A certificação do serviço evidencia o comprometimento da CARRIS na prossecução da melhoria contínua do mesmo e o seu contributo para a afirmação do transporte público como elemento-chave para o desenvolvimento sustentável.

     

      Parcerias 

    • Membro da UITP - União Internacional de Transportes Públicos; 
    • BCSD - Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável;
    • Associado da Lisboa E-Nova – Agência de Energia e Ambiente de Lisboa;
    • CEEP Portugal - Centro Europeu das Empresas com Participação Pública e/ou Interesse Económico Geral;
    • GRACE;
    • RSO'pt - Responsabilidade Social das Organizações e Sustentabilidade;
    • COTEC - Associação Empresarial para a Inovação;
    • IBBG - International Bus Benchmarking Group;
    • MMG - Major Metropolises Group;
    • Projecto COST/BHLS - Cooperation in Field of Scientific and Technologic Research / Buses with High Level of Service.

      Relatórios CARRIS