Sustentabilidade

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O Desenvolvimento Sustentável é, cada vez mais, uma preocupação transversal nas sociedades modernas, devendo orientar não só a atividade empresarial mas, também, cada um de nós.

A CARRIS entende que a Qualidade e a Responsabilidade Social Empresarial, nas vertentes Económica, Ambiental e Social, são as vias para a melhoria contínua da sua atividade, bem como um contributo para a Sustentabilidade e para o bem-estar social. Este contributo passa, prioritariamente, pela satisfação das exigências dos Clientes e das normas estatutárias e regulamentares, otimizando de forma adequada os recursos disponíveis.

É assente nesta estratégia que a CARRIS reforça o seu papel ativo para a mobilidade sustentável na Área Metropolitana de Lisboa, contribuindo para uma cidade menos congestionada e com mais qualidade de vida.

Valores CARRIS

Excelência
Assente especialmente num desempenho eficiente e na prestação de um serviço de transporte cómodo e regular.

Qualidade
Oferta de um serviço que satisfaça as necessidades e expetativas dos Clientes, contribuindo para uma mobilidade sustentável.

Inovação
Procura e partilha permanente de novas soluções para responder aos desafios diários no âmbito dos transportes, valorizando o espírito inovador e a iniciativa individual na definição de novos métodos de trabalho, abordagens e metodologias potenciadoras da produtividade.

Rigor
Desempenho eficaz com elevados níveis de profissionalismo e de competência, assumindo a responsabilidade das decisões, a nível individual e organizacional e cumprindo os compromissos com os Clientes, Colaboradores e outras Partes Interessadas.

Sustentabilidade
Contributo para a mobilidade sustentável, desenvolvendo a atividade sem comprometer o futuro e melhorando continuamente o serviço, respeitando a sociedade e o ambiente, privilegiando ainda a sua sustentabilidade económica.

Princípios CARRIS

  • Respeito e proteção dos direitos humanos;
  • Conduta ética;
  • Cumprimento da lei e outra regulamentação aplicável à nossa atividade;
  • Respeito pelas Convenções e declarações reconhecidas internacionalmente;
  • Respeito pelas partes interessadas;
  • Responsabilização;
  • Responsabilidade na defesa e protecção do meio ambiente;
  • Integrar os aspetos da responsabilidade social no sistema de gestão integrado;
  • Atuar com transparência em todas as relações internas e externas.

Partes Interessadas Significativas

Aspetos significativos da Responsabilidade Social da CARRIS

  • Discriminação
  • Acidentes/incidentes de exploração
  • Aspetos de segurança na conceção de equipamentos
  • Utilização de produtos e equipamentos menos prejudiciais e mais eficientes para a saúde e o ambiente

Sistema de Gestão Integrado

Decorrente da estratégia definida, assente nos vértices eficiência, qualidade e mercado, a CARRIS tem vindo, desde 2005, a implementar formalmente um conjunto de sistemas de gestão, nomeadamente na área da qualidade e do ambiente. 
Os princípios gerais do Sistema de Gestão Integrado (SGI) encontram-se descritos nos princípios da Política de Gestão.

O SGI tem como âmbito o serviço de transporte público urbano de superfície de passageiros, em modo autocarro e elétrico. 
Este inclui todas as áreas funcionais e atividades concretizadas pela CARRIS, desenvolvidas, nomeadamente nos seguintes locais:
  • Complexo de Miraflores;
  • Estação da Pontinha;
  • Estação da Musgueira;
  • Complexo de Santo Amaro;
  • Complexo de Cabo Ruivo;
  • Rede de elétrico constituída pela via, términos e ramais;
  • Ascensores e elevadores;
  • Rede de Vendas.
QUALIDADE
A certificação de acordo com a NP EN ISO 9001, obtida em janeiro de 2006, comprova a organização interna da empresa e a sua aplicação na relação com os clientes. A implementação e certificação do Sistema de Gestão da Qualidade segundo a ISO 9001, tem como base de partida princípios fundamentais de gestão e uma abordagem por processos.

Como é feita a monitorização e medição dos processos?

Realizada em função de Indicadores de Desempenho (KPI’s), de que se indicam como exemplo, o Índice de Satisfação do Cliente, a Taxa de cumprimento de serviço, a Taxa de Acidentes, a Taxa de Reclamações de Clientes, a Taxa de Avarias dos veículos, a Taxa de Absentismo e a Taxa de Formação.

Quais as vantagens da certificação do SGQ, para a CARRIS?
  • Melhoria a organização interna
  • Aumento da motivação/envolvimento dos colaboradores
  • Aumento da eficácia das tarefas/atividades
  • Aumento da detecção e correcção de falhas
  • Redução de custos/melhoraria resultados
  • Aumento da produtividade
  • Aumento do acesso a determinados mercados e concursos
  • Integração da Qualidade na cultura da Empresa
  • Melhoria da imagem da Empresa
AMBIENTE
A certificação de acordo com a NP EN ISO 14001, obtida em Abril de 2008, demonstra que a atividade desenvolvida assenta no controlo e minimização dos aspetos que possam interagir negativamente com o meio ambiente, bem como que visa o cumprimento de todos os requisitos legais.

Práticas existentes
  • Otimização do consumo energético e de água das instalações, através de um controlo sistemático;
  • Disponibilização, nas áreas administrativas e oficinais, de recipientes próprios para recolha seletiva de resíduos, identificados com etiquetas que definem a boa prática de separação;
  • Manutenção periódica dos equipamentos para tratamento de efluentes líquidos (hidrocarbonetos e gorduras) das instalações, para melhorar a qualidade dos efluentes descarregados;
  • Impermeabilização de zonas de abastecimento de combustíveis;
  • Elaboração de fichas de intervenção e atuação em situações ocasionais ou de emergência;
  • Inclusão de critérios e considerações ambientais nos clausulados dos Cadernos de Encargos.
Vantagens
  • Assegurar o cumprimento da legislação ambiental e de outros requisitos da organização, protegendo assim o meio ambiente e reduzindo a poluição;
  • Melhorar o desempenho ambiental, otimizando o consumo dos recursos naturais e reduzindo a deposição de resíduos em aterro;
  • Prevenir os acidentes ambientais;
  • Melhorar a imagem da Empresa;
  • Aumentar a confiança dos Stake Holders.
CERTIFICAÇÃO DE LINHAS / CARREIRAS
A CARRIS apostou igualmente na certificação das suas linhas (carreiras), tendo 46 linhas de autocarro certificadas segundo a Norma NP 4493 e 1 linha de elétrico certificada segundo a Norma NP 4503. Neste momento é o único operador de transporte público de passageiros a ter linhas de autocarros e elétricos certificadas.

Enquanto a certificação do SGI representa a certificação da organização interna da Empresa e a sua aplicação na relação com os seus Clientes e restantes partes interessadas – é uma certificação dos “meios”, a certificação das linhas representa a certificação do que é diretamente fornecido aos Clientes, ou seja o serviço – é uma certificação dos “resultados”.

Avaliação do desempenho da CARRIS e da satisfação dos clientes

1. Medição de Desempenho através da análise periódica de indicadores:
  • Período de operação;
  • Fiabilidade da linha;
  • Duração de viagem;
  • Cumprimento do intervalo de passagem;
  • Pontualidade;
  • Informação e apoio a Cliente;
  • Limpeza dos veículos e dos pontos de venda;
  • Acidentes;
  • Incidentes;

2. Medição da Satisfação através do inquérito anual de satisfação dos Clientes (ISC).
Nota: Em 2015, devido a questões decorrentes de alterações orgânicas na CARRIS, não foi possível realizar, em tempo, o inquérito anual com vista à determinação do índice de Satisfação do Cliente.

Listagem de Linhas Certificadas


Qual a vantagem das linhas certificadas?

  • Garantia de cumprimento dos níveis de qualidade do serviço
  • Melhoria da imagem da empresa
  • Aumento da taxa de satisfação dos Clientes
  • Fidelização e aumento do número de Clientes
A certificação do serviço evidencia o comprometimento da CARRIS na prossecução da melhoria contínua do mesmo e o seu contributo para a afirmação do transporte público como elemento-chave para o desenvolvimento sustentável. 

Parcerias

  • Membro da UITP - União Internacional de Transportes Públicos; 
  • BCSD - Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável;
  • Associado da Lisboa E-Nova – Agência de Energia e Ambiente de Lisboa;
  • CEEP Portugal - Centro Europeu das Empresas com Participação Pública e/ou Interesse Económico Geral;
  • GRACE;
  • RSO'pt - Responsabilidade Social das Organizações e Sustentabilidade;
  • COTEC - Associação Empresarial para a Inovação;
  • IBBG - International Bus Benchmarking Group;
  • MMG - Major Metropolises Group;
  • Projecto COST/BHLS - Cooperation in Field of Scientific and Technologic Research / Buses with High Level of Service.

Relatórios CARRIS