Passe Navegante Família

O passe Navegante Família tem as mesmas características que os passes Navegante (Metropolitano ou Municipal), permitindo que cada família pague, no máximo, o valor equivalente 2 passes Navegante.

Destinatários

O Navegante Família é exclusivo de agregados familiares com domicílio fiscal na Área Metropolitana de Lisboa, sendo que todos os membros do mesmo têm que ser titulares do cartão Lisboa VIVA (cartão rígido, personalizado e com foto).

Podem beneficiar do Navegante Família os membros do agregado familiar (mínimo 3 elementos), com o mesmo domicílio fiscal, sendo este situado num dos 18 municípios da AML.

Para efeitos de acesso ao Passe Navegante Família, considera-se que integram o mesmo agregado familiar o requerente responsável pelo agregado familiar e as seguintes pessoas:

a) Cônjuge ou pessoa em união de facto, neste último caso desde que há mais de dois anos;

b) Parentes e afins, em linha reta (avô, avó, pai, mãe, sogro, sogra, filhos, netos…), do requerente responsável ou da pessoa que com ele se encontre em união de facto há mais de 2 anos; 

c) Adotados e tutelados pelo requerente responsável ou pela pessoa em união de facto, bem como menores que lhes sejam confiados por decisão judicial ou administrativa de entidades ou serviços legalmente competentes para o efeito.

Validade

A validade do Navegante Família é mensal, isto é, do primeiro ao último dia do mês para o qual foi adquirido.

Modalidades

Navegante Metropolitano Família

Permite que todos os membros do agregado familiar possam utilizar todos os serviços de transporte público regular de passageiros nos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa, pagando, no máximo, o valor de 2 passes Navegante Metropolitano – 80€. 

Navegante Municipal Família 

Permite que todos os membros do agregado familiar possam utilizar todos os serviços de transporte público regular de passageiros, dentro do limite geográfico do município selecionado pelo agregado familiar, de entre os 18 municípios que constituem a Área Metropolitana de Lisboa, pagando, no máximo, o valor de 2 passes Navegante Municipal – 60€. 

Como obter

O requerente responsável deve preencher o Requerimento de Acesso, nos postos de atendimento dos operadores de serviço público de transporte regular consultáveis aqui e entregar a documentação necessária relativa ao próprio e aos elementos do agregado familiar.
 
A documentação exigida para efeitos de comprovativo de domicílio fiscal e composição do agregado familiar pode variar de acordo com as características de cada agregado familiar (Consulte aqui a documentação necessária >>).
 
A informação insuficiente ou a inexistência de informação junto da Autoridade Tributária (AT) podem implicar a necessidade de outros meios de confirmação do agregado familiar.
 
O requerente responsável e todos os beneficiários do passe Navegante Família terão que possuir cartão Lisboa VIVA.


Tenha em atenção que a entrega do Requerimento de acesso ao Navegante Família e restante documentação, não garante a aceitação do pedido.

Como carregar

Entre o dia 26 do mês anterior e o dia 25 do mês de utilização, efetue o pagamento/compra do Navegante Família, com qualquer um dos cartões Lisboa Viva associados ao agregado familiar, em qualquer um destes pontos de venda >>

Só após esse pagamento é que poderá carregar os restantes Cartões Lisboa VIVA associados (todos no mesmo momento ou em momentos e locais separados). 

Atenção: Todos os cartões do agregado familiar que pretendam ser utilizados no mês para o qual foi efetuado o pagamento têm necessariamente de ser carregados.