Desconto de 60% no Passe Navegante Urbano 3ª Idade e Reformado/Pensionista

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01.02.17 | Tarifário

A partir de 1 de fevereiro, os clientes titulares de cartão Lisboa Viva com perfil 3ª Idade (+ 65 anos) ou perfil Reformado/Pensionista podem viajar na Carris, no Metro e na área urbana da CP* por, apenas, 14,50€.

Esta medida visa:
- Fomentar a mobilidade inclusiva e a coesão social;
- Proporcionar condições que venham a facilitar o acesso ao transporte público a um maior número de pessoas.
Para beneficiar deste desconto, os clientes, com mais de 65 anos ou reformados/pensionistas, que ainda não têm cartão Lisboa Viva podem requisitá-lo em qualquer posto de venda do Metro, nos Espaços Cliente Santo Amaro ou Arco do Cego, nos Quiosque Mob Carris ou em qualquer Operador de Transportes da Região de Lisboa.
Valide o seu cartão, em todas as viagens.

* Área urbana da CP
Linha de Cascais: Cais do Sodré – Belém
Linha de Sintra: Rossio – Benfica | Benfica – Moscavide
Linha Azambuja: Sta. Apolónia – Moscavide
Linha de Cintura: Alcântara Terra – Moscavide

Consulte nas perguntas e respostas que se seguem, informação mais detalhada sobre o acesso ao desconto Navegante urbano 3.ª Idade.

1. O que é necessário para ter direito ao desconto de 60 % no passe navegante urbano 3ª idade?
Os clientes com mais de 65 anos têm que ser titulares do cartão Lisboa Viva, com perfil 3ª Idade, para usufruir do desconto de 60%.

2. O que é necessário para ter direito ao desconto de 60% no passe navegante urbano Reformado/Pensionista?
Para usufruir do desconto de 60%, os clientes têm que ser titulares do cartão Lisboa Viva, com perfil Reformado/Pensionista.

3.Onde posso pedir o cartão Lisboa Viva com perfil 3.ª Idade ou Reformado/Pensionista?
– Postos de Venda do Metro:
Marquês de Pombal
Colégio Militar
Jardim Zoológico
Campo Grande
Baixa-Chiado
Cais do Sodré
Oriente
Aeroporto
– Espaços Cliente Santo Amaro e Arco do Cego
– Quiosques Mob Carris
– Qualquer Operador de Transportes da Região de Lisboa

4. Quanto custa o Lisboa Viva com perfil 3ª Idade ou perfil Reformado/Pensionista?
Serviço normal (entrega em 10 dias úteis): 7 €
Serviço urgente (entrega em 24h úteis): 12€

5. Se já tiver o cartão Lisboa Viva com perfil 3ª Idade ou perfil Reformado/Pensionista, o que preciso fazer para ter direito ao desconto?
Caso já tenha cartão Lisboa Viva 3ª Idade válido, não é necessário qualquer procedimento adicional.

6. O cartão Lisboa Viva 3ª Idade tem algum elemento identificativo?
O cartão perfil 3ª Idade apresenta, antes do nº do cartão, a referência “3i”.

7. O cartão Lisboa Viva Reformado/Pensionista tem algum elemento identificativo?
O cartão perfil Reformado/Pensionista apresenta, antes do nº do cartão, a referência “RP”.
 
8. Vou fazer 65 anos e já sou titular do cartão Lisboa Viva normal.  O que preciso fazer para ter direito ao desconto no passe navegante urbano 3.ª idade?
Passa a ter direito ao perfil 3.ª idade, que permite usufruir do desconto de 60% no passe Navegante urbano, no mês em que completa os 65 anos de idade, tendo que se dirigir a um dos pontos referidos no ponto 2, para solicitar um novo cartão (com perfil 3.ª idade).

9. Como comprovo o direito ao Lisboa Viva com perfil 3ª Idade?
Através da apresentação do seu documento de identificação, no momento do pedido do cartão.

10. Como comprovo o direito ao Lisboa Viva com perfil Reformado/Pensionsta?
Para ter direito ao perfil Reformado/Pensionista, o rendimento  mensal do seu agregado familiar terá que ser igual ou inferior ao salário mínimo nacional. Esta condição é comprovada com os seguintes documentos:
• Confirmação do agregado familiar pela Junta de Freguesia (deverá solicitar impresso próprio num Posto de Venda);
• Original e fotocópia do documento comprovativo do valor da reforma/pensão;
• Original e fotocópia da última declaração de IRS


11.Caso o cartão tenha sido produzido noutro operador é necessário solicitar novo cartão?
Não é necessário solicitar novo cartão, qualquer que seja o operador emissor, desde que o cartão Lisboa Viva apresente o perfil 3ª Idade ou Reformado/Pensionista.

12. Este desconto abrange todas as pessoas com mais de 65 anos e Reformado/Pensionistas que vivam na Área Metropolitana de Lisboa?
Este benefício abrange qualquer pessoa, com mais de 65 anos, desde que seja titular de cartão Lisboa Viva com o perfil 3ª Idade, independentemente dos seus rendimentos. 
Abrange ainda qualquer pessoa, com menos de 65 anos,  caso tenha direito ao perfil “Reformados/Pensionistas” (conforme ponto 10). 


13. O que fazer em caso de perda, avaria ou cartão danificado?
Deverá dirigir-se a um dos locais referidos no ponto 3 para solicitar um novo cartão. 
Após pedido de emissão de novo cartão, dirija-se a um Espaço Cliente para solicitar a transferência do carregamento para uma Guia de Substituição. Esta guia é válida até à receção do novo cartão.

14. E se outra pessoa utilizar o meu cartão?
A utilização de um cartão por outra pessoa que não o seu titular constitui uma contraordenação punida por lei.
Nesta situação, os Agentes de fiscalização têm legitimidade para:
- Apreender o cartão que está a ser utilizado indevidamente por outra pessoa;
- Punir o infrator com coima de valor mínimo correspondente a 100 vezes o montante em vigor para o bilhete de menor valor e de valor máximo correspondente a 150 vezes o referido montante, com o respeito pelos limites máximos previstos no Regime Geral das Infrações Tributárias.
A contraordenação decorrente da falta de título de transporte, quando detetada por um agente de fiscalização, é objeto de um auto de notícia, nos termos do Regime Geral das Infrações Tributárias. 

15.  Tenho uma dúvida que não é esclarecida nesta página. O que devo fazer?
Contacte o nosso Centro de Atendimento:
– atendimento@cmt.pt
– 213 500 115.


Notícia atualizada : 08-02-2017


Data de colocação de notícia: 2017-01-31