Dia 5 de junho é o Dia Mundial do Ambiente

Enviar este conteúdo

Os seus dados:
 
Destinatário(s):
Caso pretenda, junte também uma mensagem:
05.06.2016 | Sustentabilidade

A Transportes de Lisboa, na qualidade de agente ativo e promotor de boas práticas ambientais, assinala esta importante data, dando a conhecer algumas curiosidades de âmbito ambiental que posicionam a Carris, o Metropolitano de Lisboa e Grupo Transtejo como meios de transporte de reduzido impacte ambiental, comparativamente a outros meios de transporte motorizados.
 
A Carris, o Metropolitano de Lisboa e o Grupo Transtejo contribuem para a sustentabilidade da área metropolitana em que se insere – Lisboa - ao proporcionar mobilidade com um reduzido impacte ambiental por passageiro.km transportado, comparativamente ao transporte individual.


Alterar hábitos de mobilidade é meio caminho andado para
contribuir ativamente no combate às alterações climáticas.
As escolhas de mobilidade dos cidadãos,
têm o poder de determinar a qualidade do ar das cidades.


Por este e muitos outros motivos, dê uma folga ao seu carro
e, em alternativa, utilize os nossos modos – autocarro, elétrico,
 metro e navio – nas suas deslocações na cidade de Lisboa.

Em matéria de gestão ambiental, destacamos um conjunto de boas práticas que diariamente são trabalhadas na Transportes de Lisboa, com vista a reduzir o seu impacte ambiental.

Sabia que…

A atual frota de autocarros dispõe de tecnologias mais eficientes que se traduzem na redução do consumo e na consequente redução de emissões gasosas poluentes para a atmosfera?

O sistema de tração das composições de metro permite que a energia da travagem de um comboio seja usada por outro comboio que esteja na sua proximidade?

O revestimento (livre de metais pesados, produtos químicos perigosos ou quaisquer substâncias nocivas) que aplicamos no casco dos nossos navios reduz o atrito entre a água e o casco ao mesmo tempo que impede que as cracas, os mexilhões e outros incrustantes se fixem?

Promovemos, com regularidade, ações de formação em condução ecológica para os nossos motoristas (autocarros) e tripulações (navios), com o objetivo de otimizar a relação homem-máquina, potenciando a eficiência do consumo de combustível?

Para eliminar o desperdício na rede de abastecimento de água do metro, implementámos um sistema de telemetria que permitiu reduzir em 18% o consumo de água, pela deteção atempada de fugas e avarias?

As nossas práticas de rega nos espaços verdes das nossas instalações também têm em conta o ambiente e o combate ao consumo desnecessário?

Transportes de Lisboa,
Pela mobilidade, pelo ambiente!
Data de colocação de notícia: 2016-06-05