Elevador de Santa Justa comemora 112º aniversário| 10 de julho

Enviar este conteúdo

Os seus dados:
 
Destinatário(s):
Caso pretenda, junte também uma mensagem:
10.07.2014 | Institucional

Elevador de Santa Justa comemora 112º aniversário| 10 de julho.
“Ex libris” da Baixa lisboeta foi inaugurado a 10 de julho de 1902

O Elevador do Carmo ou, como desde muito cedo se tornou conhecido, de Santa Justa, assinala, dia 10 de julho, o 112.º aniversário da sua inauguração.

“Ex libris” da Baixa lisboeta, este elevador, hoje propriedade da CARRIS, foi projetado pelo Eng.º Raul Mesnier de Ponsard e era, na origem, propriedade de uma empresa especialmente criada para a sua construção e exploração, a Empresa do Elevador do Carmo.

Os trabalhos para a sua construção tiveram início em 1900, com a remoção de terras nas escadinhas de Santa Justa e o seu momento mais marcante, no dia 31 de agosto de 1901, quando, por sistema de alavanca, em poucas horas, foi feito o lançamento do passadiço, destinado a estabelecer, por sobre a Rua do Carmo, ligação entre o topo do Elevador e o Largo daquele nome. Também nesse dia e igualmente importante para o quotidiano e desenvolvimento da cidade foi a inauguração, pela CARRIS, do serviço de carros elétricos.

Inicialmente o Elevador utilizava o vapor como força de tração. Em 1907 procedeu-se à eletrificação do sistema.

Em fevereiro de 2002, tal como sucedeu com os Ascensores do Lavra, da Glória e da Bica, também eles propriedade da CARRIS, o Elevador do Carmo foi classificado como Monumento Nacional.

Para além de uma visita ao local qualquer interessado poderá consultar informação histórica de pormenor respeitante a este elevador no Museu da CARRIS, aberto das 10.00 H às 17.00 H (encerrando ao Sábado para almoço das 13.00 H às 14.00 H, Domingos e Feriados), na Rua 1.º de Maio 101-103, 1300-472 LISBOA.

Um aniversário com presentes
Para assinalar os 112 anos do Elevador de Sta. Justa, a CARRIS irá desenvolver um conjunto de iniciativas que passarão pelas redes sociais e atuações no local.

Assim, amanhã, dia 10 de julho, nas páginas de facebook da CARRIS e do Museu da CARRIS será disponibilizada uma imagem alusiva ao aniversário do Elevador. A quem apresentar essa imagem na bilheteira do Museu da CARRIS e na compra de dois bilhetes será oferecida a segunda entrada no Museu (apenas válida para o dia 10 de julho de 2014).

A CARRIS assinalará, ainda, este dia com uma atuação, no Elevador de Santa Justa, da Orquestra Ligeira da CARRIS no Miradouro, que decorrerá pelas 15:30.

Parabéns ao Elevador de Santa Justa pelos seus 112 anos.

data de colocação de notícia: 09 de julho de 2014