CARRIS e METROPOLITANO DE LISBOA lançam campanha de combate à fraude nos transportes públicos

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06.03.2014 | Ações Diversas

“Abra os olhos e combata a fraude”
 
A CARRIS e o METROPOLITANO DE LISBOA lançam mais uma campanha de comunicação, que aposta na responsabilização e na sensibilização para a temática da fraude, alertando os seus clientes para a necessidade de todos serem detentores de um título de transporte válido, bem como para a utilização correta do sistema de bilhética, como forma de garantir a sustentabilidade do seu transporte público.
 
Sob o claim: “Abra os olhos e combata a fraude” esta campanha visa alertar para as consequências da fraude e para os efeitos negativos em que a mesma se traduz. 
O tema da fraude nos transportes públicos assume maior relevância, não só por resultar em perdas avultadas no montante das receitas da CARRIS e do METROPOLITANO DE LISBOA, particularmente na CARRIS, que funciona “em sistema aberto”, mas, também, pelos efeitos nocivos, a nível social e noutras vertentes, já que a fraude surge, por vezes, associada a outros fenómenos, designadamente à insegurança e ao vandalismo nos transportes, causando, consequentemente, alterações na qualidade e na perceção do serviço pelos clientes.
 
A primeira fase de campanha iniciou-se a 25 de fevereiro com o lançamento de um teaser, composto, apenas, pela imagem da campanha, sem qualquer claim associado, procurando gerar algum buzz e curiosidade para o tema, tendo a imagem sido aplicada em suportes próprios de comunicação de ambas as empresas. A segunda fase de campanha tem início com a concretização da imagem, associada ao claim e a um texto explicativo da campanha. 
 
Combater a fraude, aumentar a qualidade do serviço
Esta iniciativa está inserida num conjunto de medidas e de ações que a CARRIS e o METROPOLITANO DE LISBOA têm vindo a implementar e que visam o cumprimento mais eficaz do estabelecido da Lei n.º 28/2006, de 4 de julho, que visa reduzir a fraude para níveis aceitáveis.
 
Neste contexto, a CARRIS e o METROPOLITANO DE LISBOA têm vindo a desenvolver e concretizar um plano integrado de medidas de combate à fraude, em diversas áreas, do qual se destacam, entre outras:
  • O reforço da atuação e da segurança das equipas de fiscalização da CARRIS e do METROPOLITANO DE LISBOA, através da promoção das ações de formação adequadas;
  • A realização de ações internas destinadas a tripulantes e agentes de tráfego que, visam mobilizar todos os colaboradores, cada qual no âmbito da missão que lhe está atribuída, para uma maior atenção à entrada dos clientes; 
  • O incremento do efetivo da fiscalização, aumentando a visibilidade e o seu papel dissuasor; 
  • O maior envolvimento e o apoio da PSP no acompanhamento de ações de fiscalização, nomeadamente em áreas e períodos mais críticos.
A CARRIS e o METROPOLITANO continuarão a adotar medidas com vista à redução progressiva dos níveis de fraude nos seus transportes, continuando empenhados em manter os atuais níveis de qualidade do serviço que prestam à cidade de Lisboa.