“Crescer com o Transporte Público”, em prol de uma nova cultura de mobilidade urbana em Lisboa

Enviar este conteúdo

Os seus dados:
 
Destinatário(s):
Caso pretenda, junte também uma mensagem:
04.06.2013 | Ações Diversas

“Crescer com o Transporte Público” é o mote da campanha de comunicação da CARRIS METRO que hoje chega às ruas.
A iniciativa tem como objetivo promover uma cultura de mobilidade urbana sustentável na cidade de Lisboa, sensibilizando o público, em particular os condutores de automóvel, para um conjunto de benefícios ligados à utilização do Transporte Público.

Em toda a Europa, inclusivamente em Portugal, o aumento do tráfego automóvel no centro das cidades conduz a um fenómeno de congestionamento crónico, com inúmeras consequências nefastas em termos ambientais, económicos e sociais.

Factos e números expressam bem esta realidade:
  • Por cada km percorrido num meio de transporte individual, emitem-se, em média, 3,5 vezes mais gases de estufa do que no Transporte público;
  • Na Europa o tráfego automóvel representa uma despesa anual de cerca de 200.000.000.000 €;
  • O Transporte Público promove a inclusão social pois presta apoio a todos os sectores da comunidade no acesso à educação, trabalho, serviços de saúde, atividades de lazer, entre outros exemplos
Neste contexto, impõe-se uma reflexão e mudanças de hábitos no que respeita à mobilidade urbana. A campanha “Crescer com o Transporte Público” surge como resposta a esta preocupação.
Esta campanha tem a assinatura da UITP – União Internacional dos Transporte Públicos e vai ao encontro de um dos principais objetivos desta organização: dobrar a quota de mercado do transporte público até 2025.

Notícias Relacionadas