CARRIS comemora 121.º aniversário do Ascensor da Bica

Enviar este conteúdo

Os seus dados:
 
Destinatário(s):
Caso pretenda, junte também uma mensagem:
28.06.2013 | Institucional

Assinalamos no próximo dia 28 de Junho, o 121.º aniversário da inauguração do Ascensor da Bica.
Este ascensor, produto da Nova Companhia dos Ascensores Mecânicos de Lisboa, foi inaugurado no dia 28 de junho de 1892, estabelecendo, então como ainda hoje, ligação entre a Rua de S. Paulo e o Largo do Calhariz. 
Inicialmente funcionava através do sistema tramway-cabo e máquinas a vapor, que asseguraram o serviço até ao momento em que foi decidida a electrificação do sistema, em 1914.
Anos mais tarde, em 1916, durante os trabalhos de assentamento de um dos novos carros sobre os carris, um acidente precipitou-o de encontro à Estação da Rua de S. Paulo provocando danos avultados. Em consequência, o Ascensor da Bica permaneceu inactivo durante vários anos até que, em 1923, foi decidido retomar o seu funcionamento.
O sistema então adoptado previa que os carros, desprovidos de órgãos próprios de locomoção e com caixas de bancos transversais repartidos por três compartimentos dispostos em “plateia”, fossem accionados por um motor instalado num subterrâneo da Estação do Largo do Calhariz. 
Em junho de 1927 o Ascensor da Bica retomava o serviço, sendo já, nesta data, propriedade da CARRIS, por, em finais do ano anterior, a Nova Companhia dos Ascensores Mecânicos de Lisboa se ter dissolvido, tendo transferido para a CARRIS, não apenas a concessão de que era proprietária, mas, também, todo o seu material fixo e circulante. 
Tal como os seus congéneres das Calçadas do Lavra e da Glória, o Ascensor da Bica está classificado, desde Fevereiro de 2002, como Monumento Nacional e detêm o privilégio de ter sido um dos primeiros transportes que Lisboa possuiu defrontando com êxito uma das suas encostas mais íngremes.

(data de colocação da notícia online: 25 de junho)
Notícias Relacionadas