CARRIS considerada empresa mais eficiente a nível energético

Enviar este conteúdo

Os seus dados:
 
Destinatário(s):
Caso pretenda, junte também uma mensagem:
28.04.2011 | Sustentabilidade

 

CARRIS CONSIDERADA EMPRESA MAIS EFICIENTE A NÍVEL ENERGÉTICO

Desde 2004, empresa renovou mais de 70% da frota com veículos mais amigos do ambiente,contribuindo para redução das emissões de gases poluentes.

O Barómetro da Eficiência Energética 2010 destacou a CARRIS como “Empresa mais Eficiente”, no que respeita a boas práticas de eficiência energética. A distinção premeia o trabalho desenvolvido pela empresa entre 2004 e 2010, período em que a CARRIS efectuou um esforço ao nível da renovação da frota, adquirindo 538 veículos menos poluentes que contribuem para melhorar a qualidade do ar em Lisboa.

 

A renovação da frota implicou o abate de veículos antigos, o que permitiu reduzir consideravelmente as emissões poluentes. Por exemplo, entre 2006 e 2009, o consumo específico médio de gasóleo (litros/100 km’s) diminuiu 8,17 por cento. Para este valor, contribuem os motores utilizados nos novos autocarros, que respeitam exigentes Directivas Comunitárias a nível ambiental. Este esforço da CARRIS resultou na diminuição da idade média da frota, que passou de 16,4 anos em 2003 para 6,3 anos no final de 2009, constituindo actualmente, uma das frotas urbanas mais modernas tendo em conta os padrões europeus.

 

Mas o trabalho da empresa ao nível da eficiência energética não fica apenas confinado à renovação de veículos. Ao nível das instalações, a CARRIS criou no complexo de Miraflores um Sistema Integrado de Gestão de Consumos de Energia, Água e Gás, com resultados muito positivos. Outro dos exemplos da preocupação da empresa com a eficiência energética, é a formação contínua em Condução Racional (económica e defensiva), facultada a todos os tripulantes.

 

O Barómetro da Eficiência Energética Empresas em Portugal é um estudo sobre os métodos inovadores e mais eficientes de consumo de energia utilizados pelas 2.500 maiores empresas nacionais, o qual deu origem à atribuição dos referidos galardões. Este projecto é o resultado de uma parceria entre a ADENE – Agência para a Energia, a Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG) e a Premivalor Consulting. No primeiro ano da iniciativa, a CARRIS integrou o grupo de oito empresas que conquistaram a categoria máxima na eficiência energética. Um grupo de 13 empresas foi ainda distinguido como “Empresa Eficiente”.