CARRIS começa hoje a testar autocarro híbrido na cidade de Lisboa

Enviar este conteúdo

Os seus dados:
 
Destinatário(s):
Caso pretenda, junte também uma mensagem:
16.05.2011 | Sustentabilidade

A CARRIS começa hoje a testar hoje, e durante um mês, um autocarro híbrido de nova geração da Volvo 7700 Hybrid que irá dar provas da sua eficácia nas ruas de Lisboa. O objectivo passa apenas por testar e comprovar o desempenho e fiabilidade do autocarro e o valor da redução do consumo de combustível, nas condições de exploração da cidade de Lisboa.
A CARRIS tem, nos últimos anos, dado especial atenção ao estudo, difusão, experimentação e utilização de propulsões e combustíveis de substituição, tendo presente a política nacional e europeia para o sector dos transportes.
O Volvo 7700 Hybrid possui uma solução em paralelo, que permite operar só em modo eléctrico, só em modo diesel ou em simultâneo. Genericamente, porém, o autocarro arranca em modo eléctrico, e só depois de atingir os 20 km/h é que o motor diesel entra em funcionamento.
Nas velocidades mais altas funciona só a diesel, sendo carregadas, nessa altura, as baterias. A energia libertada nas travagens é, também, aproveitada para carregar as baterias.
O veículo possui também um sistema “Start-Stop”, que numa paragem ou semáforo desliga automaticamente o motor diesel, ligando-o posteriormente quando as condições de utilização o exigem.
Outras das vantagens são:
  • Melhoria da eficiência energética – em circuito urbano, a redução do consumo de combustível poderá atingir 35% da utilização e condições de exploração; 
  • Redução do nível de emissões dos gases de escape, também em 35% – mas quando o autocarro funciona em modo eléctrico são reduzidas a zero;
  • Menor nível de ruído e o facto de não requerer investimento na infra-estrutura de abastecimento.
No final de Junho, a CARRIS e a Auto Sueco irão divulgar os resultados do teste.

Esclarecimento: A CARRIS continua a apostar na inovação e na procura de soluções que possam contribuir para uma mobilidade mais sustentável na cidade de Lisboa. O autocarro híbrido em questão pertence à Auto Sueco (não foi adquirido pela CARRIS), pelo que estará apenas em teste em circuito urbano, e não fará transporte de passageiros. A experiência, realizada em conjunto com a Auto Sueco, permitirá perceber a melhoria na eficiência energética e o nível de redução da emissão dos gases de escape e do ruído deste veículo.