Ascensor da Bica celebra 119 anos ao serviço de Lisboa

Enviar este conteúdo

Os seus dados:
 
Destinatário(s):
Caso pretenda, junte também uma mensagem:
28.06.2011 | Institucional

Venha celebrar connosco, no dia 28 de Junho, o 119.º aniversário da inauguração do Ascensor da Bica.
Viaje no Ascensor da Bica nesta data e, no final da sua viagem, adquira o seu bilhete-postal com franquia incluída (Inteiro Postal), para circulação em todo o território nacional à venda neste espaço. Este bilhete-postal é da autoria do designer Francisco Galamba, tem uma tiragem de 15 mil exemplares e está à venda, pelo preço de €0,32, nas Estações de Correio. Encontre ainda carimbos exclusivos, emitidos pelos CTT, com o objetivo de comemorar o aniversário de cada um dos ascensores e elevador de Lisboa.
História do Ascensor da Bica
O ascensor, produto da Nova Companhia dos Ascensores Mecânicos de Lisboa, foi inaugurado no dia 28 de Junho de 1892, estabelecendo a ligação entre a Rua de S. Paulo e o Largo do Calhariz. Desde essa altura, o transporte tornou-se um verdadeiro ex-libris da cidade, atraindo milhares de turistas, para além dos lisboetas que todos os dias o utilizam.
Está classificado, desde Fevereiro de 2002, como Monumento Nacional e foi o primeiro transporte de Lisboa criado para percorrer uma das encostas mais íngremes da cidade.