Presidente da CARRIS vence Prémio Interncional

Enviar este conteúdo

Os seus dados:
 
Destinatário(s):
Caso pretenda, junte também uma mensagem:
10.06.2010 | Institucional

Os prémios “Talentos da mobilidade” foram atribuídos esta quinta-feira, dia 10 de Junho, em Paris, no âmbito do evento Transportes Públicos 2010 - Salão Europeu da Mobilidade. O objectivo desta primeira edição dos prémios é dar a conhecer os homens e mulheres que contribuem para o progresso dos transportes públicos. Seis pessoas foram distinguidas pelas suas competências, acções e pelo seu compromisso em prol da mobilidade sustentável.

Um dos premiados e o único português foi o Presidente da CARRIS – José Manuel Silva Rodrigues, com o Prémio dos Internautas, na categoria “Prémio Especial pela Carreira”.

Os internautas votaram no site do Salão para atribuir o Prémio dos Internautas entre uma pré-selecção de “Talentos”. José Manuel SILVA RODRIGUES (nomeado na categoria “Prémio especial pela carreira”) conquistou os votos dos internautas.

ver filme

Desde 2003, José Manuel SILVA RODRIGUES transformou a CARRIS numa das melhores empresas para trabalhar em Portugal. Em 2008, a CARRIS obteve um resultado operacional positivo, pela primeira vez em 25 anos. Entre as suas inovações constam as seguintes: a integração do transporte gratuito de bicicletas nos autocarros da CARRIS, a informação aos passageiros por SMS/Internet e a acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida. Em 2006, a CARRIS foi a primeira empresa de transportes públicos portuguesa a receber a certificação ISO 9001. Em 2008, obteve a certificação ISO 14 001. Em 2009, Silva Rodrigues lançou o movimento “Menos um Carro” nas redes sociais para incentivar a utilização do transporte público em Lisboa, contribuindo para uma Cidade mais sustentável.

“Estou satisfeito com este  prémio, porque mais do que o reconhecimento pessoal do meu trabalho, representa o reconhecimento da evolução positiva que a CARRIS tem sabido concretizar, com reflexos na melhoria da qualidade do serviço e na captação de mais Clientes, ao mesmo tempo que aumentou significativamente o seu nível de eficiência”, afirmou o presidente da Carris.

A CARRIS é, hoje, mais do que um operador de transporte, um agente dinamizador de mobilidade sustentável, que os nossos stakeholders têm reconhecido, através de vários prémios que temos recebido.

Silva Rodrigues sublinha que “Este prémio é, também, por isso, um estímulo para toda a equipa de gestão e para a grande maioria dos colaboradores da CARRIS que diariamente trabalham para a tornarem uma empresa de referência na mobilidade urbana.

José Manuel Silva Rodrigues cumpre, actualmente, o terceiro mandato consecutivo como presidente da CARRIS, tendo estado já, entre 1995 e 1996, à frente dos destinos da Empresa e tem uma vasta experiência profissional na área dos transportes, tendo sido, entre outros, director geral de Transportes Terrestres e administrador da CP e da Fertagus. 

O presidente da CARRIS é licenciado em economia pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa (em anexo segue uma cópia do curriculum vitae).

 Restantes Premiados

Melhor jovem Talento:

Benjamin WEYER, Responsável pelas informações aos passageiros, SNCF Proximités – França

Benjamin WEYER desenvolveu um sistema de informações eficaz para 550.000 passageiros da Île-de-France com o objectivo de melhorar a qualidade do serviço da RER D, a primeira linha SNCF da Île-de-France. Concebeu e realizou, em 18 meses, um plano de acções integral com vista à modernização da informação com recurso a 25 milhões de euros. Actualmente, mais de dois terços dos clientes afirmam estar satisfeitos com a evolução da informação.

Melhor responsável de projecto ex-aequo:

Fabienne GOUDARD, Chefe de projecto Oùra!, região Reno-Alpes – França

Fabienne GOUDARD lançou o cartão Oùra!, suporte único para todas as deslocações em transportes colectivos na região do Reno-Alpes (redes urbanas e regionais). Conseguiu unir todas as redes de transportes, os utentes e os parceiros. Actualmente, mais de 150.000 pessoas utilizam o cartão Oùra! naquela região.

Melhor responsável de projecto ex-aequo:

Jon PIKE, Director de sinistros e seguros, Garrick House/Transdev Londres – Reino Unido

Jon PIKE implementou o “Drivewell project”, uma acção piloto para testar uma nova tecnologia de gestão de frotas em 150 veículos na estação de camionagem de Shepherd’s Bush em Londres com o objectivo de obter diversos melhoramentos: economia de combustível, diminuição da taxa de acidentes, melhor serviço ao cliente e redução da pegada de carbono. Foi decidido implementar este projecto em toda a frota de veículos.

Melhor gestor:

Jean CAM, Responsável pelo pólo social, SNCF Proximités – França

Jean CAM criou, em 1997, o primeiro PIMMS (Ponto de informação e mediação multiserviços) na Bretanha para responder a um aumento da insegurança nos transportes. Actualmente, presta apoio a projectos no âmbito da renovação das delegações de serviço público para a Keolis e para a SNCF Proximités. Existem, presentemente, 36 PIMMS em França.

Prémio especial pela carreira:

Brian SOUTER, director-geral, Stagecoach Group – Reino Unido

Co-fundador do Stagegroup, Brian SOUTER contribuiu para a transformação de uma pequena empresa de transportes com dois autocarros em 1980 num grande grupo, com um volume de negócios na ordem dos dois mil milhões de libras. Modificou a percepção do público ao demonstrar o papel dos transportes públicos no plano ambiental, encorajando os automobilistas a adoptar soluções de transporte mais ecológicas e mais inteligentes. Introduziu os primeiros autocarros ecológicos no Reino Unido. Brian SOUTER é também um “business angel” empenhado nas novas iniciativas.

“Vamos apostar que estes Talentos da mobilidade representem mais do que uma recompensa por um dia e permitam aos laureados desta primeira edição manter o seu entusiasmo no sentido de realizarem grandes e benéficas acções para a mobilidade futura”, concluiu Joël Lebreton, Presidente do GIE Objectif transport public, no encerramento da cerimónia.