Elevador de Santa Justa comemora 108 anos

Enviar este conteúdo

Os seus dados:
 
Destinatário(s):
Caso pretenda, junte também uma mensagem:
10.07.2010 | Institucional

O Elevador de Santa Justa completa no próximo dia 10 de Julho, o seu 108.º aniversário.
Este Elevador foi inaugurado no dia 10 de Julho de 1902, fazendo a ligação, como ainda hoje acontece, entre a Rua do Carmo e o Largo do Carmo. 
Símbolo da Baixa lisboeta, este elevador foi projectado pelo Eng.º Raul Mesnier de Ponsard e era, na origem, propriedade de uma empresa especialmente criada para a sua construção e exploração: a Empresa do Elevador do Carmo.
Os trabalhos para a sua construção tiveram início em 1900 com a remoção de terras nas Escadinhas de Santa Justa e o seu momento mais marcante no dia 31 de Agosto de 1901, quando, por sistema de alavanca, em poucas horas, foi feito o lançamento do passadiço destinado a estabelecer, por sobre a Rua do Carmo, ligação entre o topo do Elevador e o Largo daquele nome. Também nesse dia e igualmente importante para o quotidiano e desenvolvimento da cidade, foi a inauguração, pela CARRIS, do serviço de carros eléctricos. Inicialmente o Elevador, Monumento Nacional, desde Fevereiro de 2002 utilizava o vapor como força de tração. Em 1907 procedeu-se à electrificação do sistema.

Para obter mais informação histórica sobre este Elevador visite o Museu da CARRIS, aberto de Segunda a Sábado das 10:00h às 17:00h (encerrando ao Sábado para almoço das 13:00h às 14:00h, Domingos e Feriados), na Rua 1º de Maio nº 101-103 em Lisboa ou através do e-mail museu@carris.pt.