CARRIS reabre miradouro no topo do Elevador de Santa Justa

Enviar este conteúdo

Os seus dados:
 
Destinatário(s):
Caso pretenda, junte também uma mensagem:
22.07.2010 | Melhoria de Serviço


topo do Elevador de Santa JustaO Terraço do Elevador de Santa Justa, a melhor vista sobre a cidade de Lisboa, a cidade das sete colinas, reabriu ao público depois de algumas obras de melhoramento. Não perca a inauguração deste espaço com animação realizada por Artistas do Chapitô, entre os dias 22 e 24 de Julho (5ª feira a Sábado).

História do Elevador:
O Elevador de Santa Justa, tem 108 anos (celebrados no passado dia 10 de Julho) e é um dos monumentos mais emblemáticos da Baixa Lisboeta. Desde Fevereiro de 2002, que é considerado Monumento Nacional. 
Este Elevador foi projectado pelo Eng.º Raul Mesnier de Ponsard (aluno de Gustav Eiffel), apresenta um design neo-gótico romântico, originariamente, propriedade de uma empresa especialmente criada para a sua construção e exploração: a Empresa do Elevador do Carmo.
Os trabalhos de construção tiveram início em 1900 com a remoção de terras nas Escadinhas de Santa Justa, mas um dos seus momentos mais marcantes, data de 31 de Agosto de 1901, aquando foi inaugurado o passadiço destinado a estabelecer a ligação entre o topo do Elevador (que subia da R. do Ouro) ao Largo do Carmo.
Também nesse dia e igualmente importante para o quotidiano e desenvolvimento da cidade, foi a inauguração, pela CARRIS, do serviço de carros eléctricos. 
Em 1907 começou a trabalhar a energia eléctrica. Feito inteiramente de ferro fundido e enriquecido com trabalhos em filigrana, o elevador dentro da torre sobe 45 metros e leva 15 pessoas em cada cabine.