CARRIS comemora Mês da Mobilidade

Enviar este conteúdo

Os seus dados:
 
Destinatário(s):
Caso pretenda, junte também uma mensagem:
01.09.10 | Institucional

A CARRIS comemora o Mês da Mobilidade (Setembro) com um vasto plano de actividades.
Durante o mês de Setembro, a CARRIS promove um conjunto de iniciativas que integram as comemorações do 138.º aniversário da Empresa, que se assinala no dia 18, coincidindo as mesmas, também, com a Semana Europeia da Mobilidade, que decorre entre 16 e 22 daquele mês.
  • 10 a 17 de Setembro - CARRIS NO GREENFEST 2010
A mobilidade sustentável é o mote para a presença da CARRIS no GreenFest, um festival dedicado à sustentabilidade. Visite-nos no Centro de Congressos do Estoril.
  • 12 de Setembro - LISBOANDO
A CARRIS convida os Lisboetas, Clientes e não Clientes dos seus transportes, para participarem nesta iniciativa, que decorrerá numa área reservada na zona de Belém.
Neste dia vamos promover os “meios suaves“ de transporte, designadamente a bicicleta,  patins e “skates”. Junte-se a nós neste dia passado ao ar livre e participe nas aulas de ginástica ao ar livre, no circuito de bicicleta pela cidade ou nas restantes actividades que iremos dispobilizar.
  • 13 e 26 de Setembro - CAMPANHA DE PROMOÇÃO DO PASSE ANUAL DA CARRIS 
A pensar nos seus Clientes, a CARRIS lançará nesta data uma campanha de promoção do passe anual, denominado “Pague 10, Passe 12”, oferecendo a todos os que adquirirem este passe, uma versátil mochila. Com este passe, os Clientes pagam apenas 10 meses, mas podem utilizar o passe o ano inteiro.
  • 22 de Setembro - APRESENTAÇÃO DOS NOVOS AUTOCARROS
A CARRIS irá apresentar publicamente, junto à Gare do Oriente, a sua nova frota de 30 autocarros articulados, recepcionados durante o ano de 2010, sessão esta que será presidida por S. Exa. o Secretário de Estado dos Transportes.
Os 30 novos autocarros estão preparados para o transporte de passageiros de mobilidade reduzida, disponibilizando um espaço para cadeira de rodas, espaldares e rampa de acesso. Estes autocarros, para além de possuírem características técnicas inovadoras, que se traduzem numa maior comodidade, conforto e segurança para os Clientes, estarão, também equipados com sistema Internet Wi-fi Grátis da TMN.
  • 22 a 26 de Setembro - CARRIS PARTICIPA NA FEIRA PORTUGAL TECNOLÓGICO
A CARRIS vai estar presente na Feira Portugal Tecnológico, a decorrer na Fil em Lisboa, apresentando aos visitantes as mais recentes iniciativas em prol da inovação e tecnologia e de que forma estas podem funcionar aplicadas no seu serviço, beneficiando os seus Clientes. A sua presença estará concretizada em dois moldes: num stand de sustentabilidade & competitividade e num espaço de experimentação onde teremos presente um posto da central de comando de tráfego, com um controlador.
Visite-nos neste espaço e descubra porque "andamos a pensar na tecnologia".

  • 4 de Outubro a 31 de Dezembro - INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO "A REPÚBLICA DE ELÉCTRICO"
O Museu da CARRIS, em colaboração com a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, propõem-lhe que visite esta exposição no Núcleo 2 do Museu, que retrata a importância do transporte público durante o período da primeira república.
(ALTERAÇÃO DE DATA - A pedido da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, a inauguração desta exposição passa a estar integrada nas Comemorações Nacionais, ao invés de integrada no Mês da Mobilidade da CARRIS)
  • OUTRAS INICIATIVAS CARRIS
Também no mês da Mobilidade, a CARRIS promoverá várias iniciativas no âmbito da melhoria progressiva da Acessibilidade, com o objectivo de dar aos seus Clientes a possibilidade de conhecerem e utilizarem a sua rede nas melhores condições. São exemplo disto as seguintes iniciativas:
- Aplicação de uma placa com leitura Braille e com caracteres em relevo para cidadãos invisuais e com baixa visão, nas paragens CARRIS, com a informação do código de paragem para facultar a utilização do serviço sms ao minuto. Serviço este que possibilida a consulta dos tempos de espera dos veículos nas paragens através do telemóvel.
- Guia de Carreiras Acessíveis, com a disponibilização de cd’s com a descrição áudio do percurso de carreiras acessíveis, preparadas para o transporte de passageiros de mobilidade reduzida, dando a indicação das paragens e respectivos interfaces. 
- Preparação do site da CARRIS segundo as normas de acessibilidade em vigor, garantindo a acessibilidade dos conteúdos Web a pessoas com necessidades especiais, facilitando a todos as novas tecnologias de acesso. A estrutura do site foi particularmente cuidada, permitindo a todos os utilizadores tirarem o máximo partido das tecnologias de leitura de ecrã, audição de conteúdos e estruturação dos mesmos.

A partir de Setembro, a CARRIS disponibilizará novos suportes de comunicação, de forma a facilitar a comunicação com os seus Clientes. São exemplo disto:
- Aplicação de Spider Maps, mapas de consulta rápida, em diversas paragens da cidade. As zonas escolhidas para início do projecto são: Marquês de Pombal, Belém (Jerónimos) e Rossio/Praça da Figueira. Desta forma será possível para os Clientes que se encontrarem nestas zonas saberem quais as carreiras da CARRIS que realizam serviço nessas zonas, qual o seu percurso e destinos.

A CARRIS vai participar nas iniciativas desenvolvidas pelo Governo, pela Câmara Municipal de Lisboa e pela Autoridade Metropolitana de Transportes de Lisboa, tendo em vista a  promoção da Mobilidade na cidade, durante a Semana Europeia da Mobilidade. Destas acções destacam-se as seguintes:
  • Reactivação, em colaboração com a C.M.L, do Corredor BUS intermitente na Cidade Universitária, que decorrerá no dia 21 de Setembro;
  • Assinatura de um Protocolo Park & Ride entre os operadores de transportes públicos de Lisboa e a EMEL.