CARRIS lança novo serviço de carros partilhados, o Mob Carsharing

Enviar este conteúdo

Os seus dados:
 
Destinatário(s):
Caso pretenda, junte também uma mensagem:
02.10.2008 | Novos Serviços

A CARRIS – Companhia Carris de Ferro de Lisboa S.A. e a CARRISTUR – Inovação em Transportes Urbanos e Regionais, Sociedade Unipessoal, Lda. lançam um serviço inovador de “Carsharing” (partilha de veículos), que disponibiliza viaturas de aluguer para curtos períodos de tempo – o Mob Carsharing.

O Mob Carsharing é um novo sistema de mobilidade urbana, baseado na complementariedade com o transporte público para uma melhoria efectiva da qualidade de vida urbana. É muito mais do que o aluguer de carros à hora, trata-se de uma maneira mais racional e responsável de encarar a mobilidade.

O Mob Carsharing permitirá o uso de um veículo por múltiplos utilizadores que poderão dispor do mesmo quando necessário, sem que para isso tenham que o adquirir, beneficiando de uma clara vantagem económica na sua utilização.

O pagamento do serviço será efectuado em função do tempo (em horas) e do número de quilómetros percorridos.

O Mob Carsharing é a solução ideal para todos aqueles cujo conta-quilómetros não ultrapassa os 15.000 quilómetros por ano, já que a poupança efectiva resultante da utilização deste serviço poderá, anualmente, ir até 4.000 Euros.

Afirmando-se como um serviço acessível, económico e conveniente, o Mob Carsharing destina-se às pessoas, bem como às empresas que estejam receptivas a uma forma inovadora e mais sustentável de mobilidade urbana.

A pensar nas empresas, foi criada uma divisão especial Mob Carsharing corporate, especializada na solução simples e funcional para a gestão da frota empresarial, de que a primeira empresa aderente é a GALP.

Tal como referido, a fácil acessibilidade é uma das características deste serviço e, após aderir ao clube Mob Carsharing, o utilizador tem à sua disposição um leque de veículos, distribuídos por vários parques de estacionamento em diversos pontos da cidade.
A reserva dos veículos poderá ser efectuada 24h por dia, através da internet (www.mobcarsharing.pt), ou através do telefone (707 20 70 80).

Depois de confirmada a reserva, o utilizador deve dirigir-se ao parque escolhido, colocar o cartão Lisboa Viva junto ao campo de leitura de cartões, e o veículo ficará desbloqueado em segundos, e pronto para iniciar a viagem.

Numa primeira fase, a frota do Mob Carsharing será composta por doze veículos, de várias tipologias, respondendo às diferentes necessidades dos clientes. No futuro, está previsto um aumento da frota com vista a satisfazer o aumento da procura.

Relativamente aos locais de estacionamento, estes estarão distribuídos por seis parques nesta fase inicial, situados junto a interfaces de transportes públicos, onde o cliente vai buscar e deixar o veículo. Num futuro próximo, está também previsto o aumento do número de lugares de estacionamento disponíveis.

O conceito de Carsharing existe há mais de vinte anos, evidenciando inúmeros casos de sucesso no mundo inteiro!

A implementação deste serviço resulta em vantagens sociais e ambientais claras para a sociedade.

Estudos efectuados noutros países onde já funciona este sistema, concluem que cada veículo de Carsharing permite substituir entre quatro e dez viaturas particulares e, consequentemente, reduz a ocupação do espaço urbano, o congestionamento, a emissão de gases, o consumo de energia, diminuindo a sinistralidade rodoviária.

Na Suiça, onde o Carsharing foi lançado em 1987, estudos evidenciaram que os condutores que aderem a este serviço reduzem em cerca de 6700 quilómetros por ano (perto de 72%) a distância percorrida em veículo próprio. Destes, cerca de 2000 quilómetros (perto de 30%), passam a ser efectuados em Transporte Público, o que mais uma vez conduz à redução da emissão de gases poluentes e à diminuição dos consumos energéticos.

Em termos de vantagens para o utilizador, o Mob Carsharing, permite, ainda, uma poupança real nos gastos inerentes à posse de viatura própria, como sejam, manutenções, inspecções, seguro, parqueamento, impostos e combustível. Sendo que, em muitos casos, evita a compra do segundo ou do terceiro veículo da família.

Mob Carsharing a solução de mobilidade urbana de futuro!