Navegante Escola


O cartão Navegante Escola é um cartão Lisboa Viva, que identifica o aluno e a escola ou o agrupamento escolar que este frequenta.

Dá acesso gratuito à rede de transportes públicos da CARRIS e do Metropolitano de Lisboa. 

Este cartão permite também a entrada gratuita em vários equipamentos da EGEAC.
 

  Destinatários 

Todas as crianças que frequentem o 1.º ciclo do ensino básico (1º ao 4º ano) numa escola da rede escolar da cidade de Lisboa, pública ou particular.

A emissão do cartão está dependente da adesão da escola e do consentimento dos pais/encarregados de educação.

Até a criança perfazer 13 anos o cartão Navegante Escola permitirá acesso gratuito à rede de transportes públicos da CARRIS e do Metropolitano de Lisboa. Após essa idade, pode manter o cartão mas terá de o carregar com um título de transporte para poder viajar.

  Como e onde pedir 

Os encarregados de educação deverão dirigir o pedido às escolas, que centralizam os pedidos dos alunos interessados. 

O encarregado de educação terá apenas que preencher o formulário de autorização de cedência de dados (64 KB), e confirmar a atualidade dos dados constantes do processo de matrícula, incluindo a fotografia (tipo passe).

O cartão Navegante Escola apenas pode ser pedido pelas escolas aderentes


  Local de levantamento 

O levantamento é feito na escola ou na sede do agrupamento escolar onde o seu educando está inscrito.

  Prazo de solicitação 

O cartão Navegante Escola pode ser pedido durante todo o ano letivo, desde o dia da matrícula. 
Caso frequente o 4.º ano, o cartão Navegante Escola apenas poderá ser pedido desde o dia da matrícula até ao final do primeiro período letivo (meados de dezembro).

  Custo de emissão 

A primeira emissão do cartão é totalmente gratuita.


  Funcionamento 

Carregamentos
O cartão Navegante Escola já vem carregado para que se possa viajar gratuitamente na CARRIS e no Metropolitano de Lisboa, não sendo necessário nenhum carregamento adicional. 
Caso pretenda carregar o cartão com títulos de outros operadores, pode fazê-lo, desde que estes sejam aderentes.

Férias e interrupções letivas
Nos períodos escolares e interrupções letivas, o funcionamento é semelhante: pode continuar a usufruir de todas as vantagens do cartão Navegante Escola.

Mudança de escola a meio do ano letivo
Caso o seu educando mude de escola, durante o ano letivo, deverá solicitar a emissão de um novo cartão na escola para onde for, já que o Navegante Escola será o cartão que o identifica como aluno nesse estabelecimento de ensino.

Perda do cartão
Caso o seu educando perca o cartão Navegante Escola, deverá dirigir-se à secretaria da escola e solicitar uma 2ª via do cartão. Aconselha-se cuidado no manuseamento e utilização do mesmo, uma vez que a partir da 2ª via, a emissão dos cartões têm custos para o utilizador.

Avaria no cartão
Se o cartão deixar de funcionar, estando dentro da validade, e o mau funcionamento não se deva a uma má utilização do cartão, deverá dirigir-se à secretaria da escola e solicitar a sua substituição.


  Navegante Escola VS Cartão Lisboa Viva Perfil Criança 

O cartão Lisboa Viva com perfil criança tem um custo pela sua emissão (a primeira emissão do Navegante Escola não tem qualquer custo para o utilizador).

O Navegante Escola só permite ter acesso gratuito à rede de transporte da CARRIS e do Metropolitano, enquanto que o cartão Navegante Escola também identifica o aluno e a escola ou agrupamento escolar a que este pertence, e permite a sua entrada gratuita em diversos equipamentos da EGEAC. 

Caso o seu educando já tivesse um cartão Lisboa Viva Perfil Criança, pode solicitar na mesma o Navegante Escola. A oferta de um cartão Navegante Escola é um serviço oferecido pela Câmara de Lisboa e não tem relação com os contratos anteriormente estabelecidos com os Operadores de Transporte.




Mais informações


Todas as escolas do 1.º ciclo do ensino básico que estejam interessadas em aderir, podem contactar:
  • naveganteescola@cm-lisboa.pt
  • 218 171 805/ 809 (dias úteis das 9h às 17h)
Faça aqui o download do formulário de autorização de cedência de dados.



Informação originalmente publicada pela CML. Download PDF >>