Missão, Visão e Valores

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  Missão 

A missão da CARRIS é a prestação do serviço de transporte público urbano de superfície de passageiros, orientada por critérios de Sustentabilidade, contribuindo para um desenvolvimento que atenda às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades.

  Visão 

A CARRIS assume, de forma consciente, a sua responsabilidade como agente económico e social que atua no domínio da mobilidade urbana, contribuindo para o desenvolvimento e sustentabilidade de Lisboa e da sua área metropolitana, ajustando a sua atividade às necessidades do mercado, otimizando a utilização dos recursos com vista ao aumento da sua eficiência empresarial e à permanente melhoria da qualidade do serviço que presta.

  Compromissos com o Cliente 

A CARRIS assume na sua missão, perante o Cliente, os compromissos de:
· Fornecer um serviço de qualidade e adequado às expetativas do cliente;
· Assegurar o serviço a toda a população da cidade de Lisboa, garantindo a existência de uma paragem a uma distância aceitável e contribuindo para a articulação intermodal;
· Disponibilizar uma informação clara e correta sobre o serviço prestado, em situações normais ou de perturbação do serviço, nos devidos suportes de comunicação com o cliente;
· Definir os horários de forma ajustada à procura, adotando rapidamente medidas corretivas que se revelem necessárias, no quadro do serviço público que realiza;
· Adotar medidas que assegurem a regularidade, em articulação com as entidades responsáveis pela gestão da via pública;
· Promover e aplicar as ações necessárias para garantir elevados padrões de segurança no serviço de transporte e na sua utilização, de forma a garantir a segurança do cliente;
· Garantir uma adequada rede de vendas e as melhores formas para facilitar a aquisição de títulos de transporte;
· Manter as infraestruturas da CARRIS e os veículos em bom estado de conservação e limpeza;
· Assegurar a disponibilidade dos recursos necessários de forma a prestar um serviço ao cliente com a qualidade pretendida;
· Em colaboração com as entidades competentes, assegurar que o serviço prestado possa ser facilmente utilizado por todos, implementando as medidas necessárias para permitir a acessibilidade daqueles clientes cuja mobilidade se encontre, por algum modo, reduzida;
· Promover critérios de eficiência energética e de redução da emissão de poluentes na frota, contribuindo para a proteção do meio ambiente;
· Procurar conhecer os pontos de vista do cliente, nomeadamente o seu grau de satisfação, disponibilizando os meios para tal;
· Considerar as reclamações e sugestões do cliente como fonte de informação para a melhoria contínua do serviço.

Consultar Carta do Cliente

Consultar Livro de Reclamações

Consultar Regulamento de Utilização dos Transportes Coletivos

  Princípios e Valores Estruturantes 

A CARRIS tem como princípios estruturantes da sua missão, o desenvolvimento sustentável, os valores e compromissos do Pacto Mundial das Nações Unidas, “Global Compact”, nomeadamente:

  • Respeito e proteção dos direitos humanos;
  • Conduta ética;
  • Cumprimento da lei e da outra regulamentação aplicável à nossa atividade;
  • Respeito pelas convenções e declarações reconhecidas internacionalmente;
  • Respeito pelas partes interessadas;
  • Responsabilização;
  • Responsabilidade na defesa e proteção do meio ambiente;
  • Integrar os aspetos da responsabilidade social no sistema de gestão integrado;
  • Atuar com transparência em todas as relações internas e externas.

A CARRIS na sua atividade tem como valores estruturantes:

· Excelência;
· Qualidade;
· Inovação;
· Rigor;
· Sustentabilidade.

Consulte o Código de Ética (pdf)

Consulte o Código de Ética em Livro Interactivo (flash)

  Direitos Humanos 

Respeito e proteção dos direitos humanos

Consideramos que está no âmbito das nossas responsabilidades o respeito pelos direitos humanos, porque reconhecemos a sua importância e a sua universalidade. Atuar de acordo com este princípio significa não infringir os direitos de outros e recusar-se a aceitar passivamente situações em que possa existir violação desses direitos.

A CARRIS respeita, sem exceção, todos os direitos humanos durante a conceção e prestação dos seus serviços.

A operacionalização deste princípio traduz a responsabilidade por tomar medidas que evitem impactes negativos sobre os direitos humanos.

A CARRIS identifica os impactes da sua atividade sobre os direitos humanos dos seus colaboradores e clientes, bem como de que forma contribui para o impacte dos direitos humanos de outras partes interessadas como sejam fornecedores e parceiros, no sentido de realizar ações que permitam a sua minimização.