+ 65 anos

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Os clientes titulares de cartão Lisboa Viva com perfil 3ª Idade (+ 65 anos) ou Reformado/Pensionista podem viajar na Carris, no Metro e na área urbana da CP* com 60% de desconto.
É um desconto atribuído ao Navegante Urbano.

* Área urbana da CP
Linha de Cascais: Cais do Sodré – Belém
Linha de Sintra: Rossio – Benfica | Benfica – Moscavide
Linha Azambuja: Sta. Apolónia – Moscavide
Linha de Cintura: Alcântara Terra – Moscavide

Mais informação
O que é necessário para ter direito ao desconto de 60 % no passe navegante urbano 3ª idade?
Os clientes com mais de 65 anos têm que ser titulares do cartão Lisboa Viva, com perfil 3ª Idade, para usufruir do desconto de 60%.

O que é necessário para ter direito ao desconto de 60% no passe navegante urbano Reformado/Pensionista?
Para usufruir do desconto de 60%, os clientes têm que ser titulares do cartão Lisboa Viva, com perfil Reformado/Pensionista.

Onde pode pedir o cartão Lisboa Viva com perfil 3.ª Idade ou Reformado/Pensionista?
  • Espaços Cliente Santo Amaro e Arco do Cego
  • Quiosques Mob Carris
  • Qualquer Operador de Transportes da Região de Lisboa
Quanto custa o Lisboa Viva com perfil 3ª Idade ou Reformado/Pensionista?
  • Serviço normal (entrega em 10 dias úteis) | 7 €
  • Serviço urgente* (entrega em 24h úteis) | 12€
*apenas nos Espaços Cliente. 

Se já tiver o cartão Lisboa Viva com perfil 3ª Idade ou Reformado/Pensionista, o que preciso fazer para ter direito ao desconto?
Caso já tenha cartão Lisboa Viva 3ª Idade ou Reformado/Pensionista válido, não é necessário qualquer procedimento adicional.

O cartão Lisboa Viva 3ª Idade tem algum elemento identificativo?
O cartão perfil 3ª Idade apresenta, antes do nº do cartão, a referência “3i”.

O cartão Lisboa Viva Reformado/Pensionista tem algum elemento identificativo?
O cartão perfil Reformado/Pensionista apresenta, antes do nº do cartão, a referência “RP”.

Vou fazer 65 anos e já sou titular do cartão Lisboa Viva normal. O que preciso fazer para ter direito ao desconto no passe navegante urbano 3.ª idade?
Passa a ter direito ao perfil 3.ª idade, que permite usufruir do desconto de 60% no passe Navegante urbano, no mês em que completa os 65 anos de idade, tendo que se dirigir a um dos pontos de venda, para solicitar um novo cartão (com perfil 3.ª idade).

Como comprovo o direito ao Lisboa Viva com perfil 3ª Idade?
Através da apresentação do seu documento de identificação, no momento do pedido do cartão.

Como comprovo o direito ao Lisboa Viva com perfil Reformado/Pensionista?
Para ter direito ao perfil Reformado/Pensionista, o rendimento  mensal do seu agregado familiar terá que ser igual ou inferior ao salário mínimo nacional. Esta condição é comprovada com os seguintes documentos:
  • Confirmação do agregado familiar pela Junta de Freguesia (deverá solicitar impresso próprio num Posto de Venda);
  • Original e fotocópia do documento comprovativo do valor da reforma/pensão;
  • Original e fotocópia da última declaração de IRS
Caso o cartão tenha sido produzido noutro operador é necessário solicitar novo cartão?
Não é necessário solicitar novo cartão, qualquer que seja o operador emissor, desde que o cartão Lisboa Viva apresente o perfil 3ª Idade ou Reformado/Pensionista.

Este desconto abrange todas as pessoas com mais de 65 anos e Reformado/Pensionistas que vivam na Área Metropolitana de Lisboa?
Este benefício abrange qualquer pessoa, com mais de 65 anos, desde que seja titular de cartão Lisboa Viva com o perfil 3ª Idade, independentemente dos seus rendimentos. 
Abrange ainda qualquer pessoa, com menos de 65 anos, caso tenha direito ao perfil “Reformados/Pensionistas”. 

O que fazer em caso de perda, avaria ou cartão danificado?
Deverá dirigir-se a um dos pontos de venda anteriormente indicados para solicitar um novo cartão. 
Após pedido de emissão de novo cartão, dirija-se a um Espaço Cliente para solicitar a transferência do carregamento para uma Guia de Substituição. Esta guia é válida até à receção do novo cartão.

E se outra pessoa utilizar o meu cartão?
A utilização de um cartão por outra pessoa que não o seu titular constitui uma contraordenação punida por lei.
Nesta situação, os Agentes de fiscalização têm legitimidade para:
- Apreender o cartão que está a ser utilizado indevidamente por outra pessoa;
- Punir o infrator com coima.
A contraordenação decorrente da falta de título de transporte, quando detetada por um agente de fiscalização, é objeto de um auto de notícia, nos termos do Regime Geral das Infrações Tributárias. 

Tenho uma dúvida que não é esclarecida aqui. O que devo fazer?
Contacte o Centro de Atendimento
atendimento@carris.pt
213 500 115