Carta do cliente

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Declarao de compromisso

A CARRIS tem como misso a prestao do servio de transporte pblico urbano de superfcie de passageiros, orientada por critrios de Sustentabilidade.

Como tal, a CARRIS assume os seguintes compromissos para com os seus clientes:

1. Fornecer um servio de qualidade e adequado s expetativas do cliente;
2. Assegurar o servio a toda a populao da cidade de Lisboa, garantindo a existncia de uma paragem a uma distncia aceitvel e contribuindo para a articulao intermodal;
3. Disponibilizar uma informao clara e correta sobre o servio prestado, em situaes normais ou de perturbao do servio, nos devidos suportes de comunicao com o cliente;
4. Definir os horrios de forma ajustada procura, adotando rapidamente medidas corretivas que se revelem necessrias, no quadro do servio pblico que realiza;
5. Adotar medidas que assegurem a regularidade, em articulao com as entidades responsveis pela gesto da via pblica;
6. Promover e aplicar as aes necessrias para garantir elevados padres de segurana no servio de transporte e na sua utilizao, de forma a garantir a segurana do cliente;
7. Garantir uma adequada rede de vendas e as melhores formas para facilitar a aquisio de ttulos de transporte;
8. Manter as infraestruturas da CARRIS e os veculos em bom estado de conservao e limpeza;
9. Assegurar a disponibilidade dos recursos necessrios de forma a prestar um servio ao cliente com a qualidade pretendida;
10. Em colaborao com as entidades competentes, assegurar que o servio prestado possa ser facilmente utilizado por todos, implementando as medidas necessrias para permitir a acessibilidade daqueles clientes cuja mobilidade se encontre, por algum modo, reduzida;
11. Promover critrios de eficincia energtica e de reduo da emisso de poluentes na frota, contribuindo para a proteo do meio ambiente;
12. Procurar conhecer os pontos de vista do cliente, nomeadamente o seu grau de satisfao, disponibilizando os meios para tal;
13. Considerar as reclamaes e sugestes do cliente como fonte de informao para a melhoria contnua do servio.

Deveres do cliente

A colaborao dos clientes fundamental para atingir os ndices de qualidade propostos. Neste sentido, a utilizao dos meios de transporte da CARRIS deve ser efetuada respeitando regras simples, que permitiro uma melhor qualidade do servio prestado, com benefcios para todos. 

Assim, os clientes devem:

1. Viajar com ttulo de transporte vlido, o qual dever ser validado no incio de cada viagem, apresentando-o aos agentes ao servio sempre que for solicitado; caso no valide o ttulo, o cliente incorre numa situao de transgresso;
2. No fumar no interior dos veculos.Caso o faa, o cliente estar a incorrer em infrao prevista e punida por lei;
3. Respeitar as normas existentes relativas ao transporte de animais, bicicletas e outros objetos particulares, que, pelo seu volume ou contedo, possam causar incmodo ou constituir perigo;
4. Utilizar os equipamentos de forma adequada, respeitando as indicaes e regras de utilizao;
5. Respeitar o sinal de fecho de portas e respetivos avisos de segurana;
6. Respeitar os clientes prioritrios e de mobilidade condicionada, auxiliando-os sempre que necessrio e respeitando os lugares que lhes so destinados;
7. Ajudar a manter os veculos limpos, no depositando nestes os resduos por si produzidos;
8. Evitar produzir rudo que possa incomodar os outros passageiros;
9. Comportar-se de um modo responsvel e cumpridor, seja em relao a outros clientes, como aos agentes ao servio da empresa, respeitando sempre as indicaes que estes transmitam;
10. Alertar os agentes ao servio da empresa para a existncia de alguma situao anmala ou perigosa.

A CARRIS e o cliente esto obrigados a cumprir todos os requisitos estabelecidos na legislao aplicvel em vigor. 

Todas as regras contratuais entre a CARRIS e o cliente, associadas utilizao do servio, encontram-se estabelecidas no documento Condies Gerais de Transporte dos Servios da CARRIS, disponibilizado em http://www.carris.pt